sábado, 12 julho, 2025
No Result
View All Result
Folha Nobre
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente
Folha Nobre
No Result
View All Result
Folha Nobre
No Result
View All Result

Tribunal de Justiça da Bahia avalia eficiência com o CNJ

02/12/2016
in Justiça

Conselheiro Norberto Campelo no TJBA - Foto: Nei Pinto
O projeto Diagnóstico para Eficiência do Poder Judiciário, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), chegou ao Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA), o sexto no quesito produtividade dentre os dez tribunais de médio porte do país. O objetivo do projeto é investigar e identificar os problemas que comprometeram o desempenho de alguns tribunais, entre 2013 a 2015, com base em dados do Relatório CNJ Justiça em Números. Como resultado do diagnóstico apresentado pelo CNJ durante os dias 23 a 25 de novembro na capital Salvador e em Vitória da Conquista (BA), a presidência do TJBA criou um grupo de trabalho para acompanhar o desempenho do tribunal, nomeando 30 analistas e técnicos judiciários para atuar exclusivamente na equipe.
O tribunal baiano é o quinto a receber o programa, cuja ação, coordenada pelo conselheiro Norberto Campelo, já abrangeu, até o momento, as cortes de quatro estados: Piauí, Roraima, Alagoas e Espírito Santo. Durante o mês de dezembro, o tribunal do Amazonas participará do projeto.
Na opinião do conselheiro Norberto Campelo, os magistrados dos tribunais que receberam o projeto Diagnóstico para Eficiência do Poder Judiciário têm grande interesse em superar obstáculos e melhorar a gestão dos processos. “Os magistrados têm uma nova percepção sobre o CNJ, que é visto hoje como um parceiro”, disse o conselheiro Norberto Campelo, que realizou, durante os três dias de visita ao tribunal baiano, diversas reuniões com magistrados e desembargadores sobre eficiência e produtividade. Segundo o conselheiro, o intuito da ação é também possibilitar que os juízes dialoguem mais com as direções de seus tribunais. “Em muitas cortes, percebemos um grande distanciamento entre o 1º e o 2º grau e isso compromete o desempenho”, observou.
De acordo com o relatório CNJ Justiça em Números 2016, dentre os dez tribunais de médio porte do país, o TJBA ocupa a sexta posição em relação à produtividade. O dado, do relatório se refere ao Índice de Produtividade Comparada (IPC-Jus), que no TJBA é de 60%. O IPC-Jus é um índice que compara a produtividade entre tribunais do mesmo ramo e com estruturas similares (pequeno, médio ou grande porte) e estabelece uma relação entre o que foi produzido e os recursos disponíveis para cada tribunal. A produtividade do tribunal, conforme o índice IPC-Jus, é maior no primeiro grau (58,2%) do que no segundo grau (35%).
Grupo de trabalho – O grupo de trabalho no TJBA foi criado pela presidente do tribunal, a desembargadora Maria do Socorro Barreto Santiago, por meio do Decreto Judiciário, com objetivo de acompanhar de perto a eficiência, produtividade e qualidade da prestação jurisdicional do Primeiro Grau. A presidência criou ainda o núcleo de saneamento virtual, destinado ao monitoramento da eficiência das varas do interior da Bahia. De acordo com João Felipe Oliveira de Menezes, um dos coordenadores do núcleo e assessor-chefe da presidência do tribunal, o grupo deve propor soluções para atingir diretamente o fluxo de trabalho das varas. “O trabalho remoto de Salvador permitirá economia de custos de deslocamento e agilidade para corrigirmos qualquer situação de anormalidade nas varas”, disse Menezes. O TJBA possui mais de 200 comarcas e algumas distam mais de mil quilômetros da capital. “Muitas vezes juízes não têm interesse em ir para comarcas muito distantes, e o primeiro grau é bastante deficitário em relação ao segundo grau”, observou Menezes.

Podcast

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

No Result
View All Result
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Visite a página Política de Privacidade.