Importante ferramenta de gestão e governança e um canal direto de comunicação da Secretaria de Estado da Fazenda do Acre (Sefaz) com o contribuinte e a sociedade em geral, a Ouvidoria da instituição apresentou um resultado expressivo de 100% de resolução nas manifestações recebidas em 2023. É o que apontam os dados do Balanço-Geral da Ouvidoria, divulgado recentemente pela pasta.
Segundo o relatório, o principal canal utilizado pelo cidadão para encaminhar suas demandas foi o virtual, seja por formulário eletrônico, por e-mail ou redes sociais.
Quase 98% das manifestações foram recebidas via Sistema Eletrônico de Informações ao Cidadão (e-SIC), que está integrado ao Fala.BR. Ele é uma plataforma criada pela Controladoria-Geral da União (CGU), que permite aos cidadãos fazerem pedidos de informações públicas e manifestações de ouvidoria num único local.
Os demais atendimentos foram realizados via canais oficiais da Sefaz, e-mail e aplicativo de mensagens WhatsApp.
Quanto ao recorte por assunto, o Setor de Tributação concentrou a maioria do total de demandas do público (41%), seguido pelos setores de Administração (33%) e Tesouro (26%).
“A Ouvidoria mostra o compromisso da gestão Gladson Cameli em atender as demandas dos cidadãos acreanos, com transparência e efetividade. Também nos permite continuar avançando nas políticas de atendimento ao público, por meio das críticas e sugestões recebidas por este canal”, disse o secretário da Fazenda, Amarísio Freitas.
Como procurar atendimento da Ouvidoria
Para dirigir alguma comunicação à Ouvidoria, basta que o contribuinte e os cidadãos em geral acessem os canais indicados no card abaixo.