segunda-feira, 19 maio, 2025
No Result
View All Result
Folha Nobre
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente
Folha Nobre
No Result
View All Result
Folha Nobre
No Result
View All Result

Acre – Agricultura familiar alimenta famílias desabrigadas pelas cheias do Rio Iaco e seus afluentes em Sena Madureira

08/03/2024
in Acre
Acre – Agricultura familiar alimenta famílias desabrigadas pelas cheias do Rio Iaco e seus afluentes em Sena Madureira

A Secretaria de Estado de Agricultura (Seagri) no município de Sena Madureira, distante 144 km da capital, vem funcionando como uma ferramenta para que produtos de alimentação saudável reforçam a alimentação dos mais de 900 desabrigados pela cheia do Rio Iaco e seus afluentes. Na manhã desta sexta-feira, dia 8, mais uma remessa de produtos frescos, orgânicos e com menos agrotóxicos, chegou nas cozinhas centrais de distribuições das refeições com gestão da prefeitura municipal.

Alimentos saudáveis reforçam o cardápio elaborado pela secretaria municipal de Assistência Social em duas cozinhas centrais de distribuição de refeições. Foto: Jean Lopes/Emater

Toinha Vieira, gerente da Seagri em Sena Madureira, informou que a parceria com o município através da Fundo Municipal de Assistência e Cidadania tem permitido um incremento a mais na alimentação diária. “É uma determinação do secretário Tchê e do governador Gladson Cameli que esse auxílio chegue aos municípios em situação de emergência devido as cheias dos rios”, destacou.

Desde o início da alagação em Sena Madureira, mais de meia tonelada de alimentos saudáveis foram entregues ao município em uma força-tarefa que une servidores voluntários da Seagri e da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-Acre). “Hoje é feriado, mas, estamos aqui atendendo de acordo com as demandas dos abrigos”, acrescentou Toinha Vieira.

O engenheiro agrônomo, Dean Freire Bezerra, explicou que o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) – do governo federal – tem como objetivo ampliar o acesso à alimentação saudável e incentivar a produção local promovendo o desenvolvimento socioeconômico das comunidades rurais. “Agimos de forma preventiva, muitos produtores colheram os alimentos já no limite das cheias dos rios Iaco e Purus e também dos afluentes Caeté e Macauã. Através do PAA não perderam a produção tendo renda garantida”, analisou Bezerra.

Programa garantiu a compra direta do produtor antes da cheia, levando renda ao setor rural de Sena Madureira. Foto: Jean Lopes/Emater

Banana, abóbora, limão, alface, couve, coentro. A distribuição dos alimentos conta com apoio logístico de transporte pelo município e chega às famílias como incremento aos cardápios elaborados pela Secretaria Municipal de Assistência Social. O senhor José Albano Nascimento, 60 anos, morador do bairro Vitória, uma das regiões mais atingidos pela cheia do Iaco, aprovou a alimentação distribuída diariamente. “A comida é muito boa, feita com muito carinho, com muita verdura, todos aqui aprovamos, chega na hora certa e ninguém ficou sem comer”, disse o morador.

Autônomo, José Albano elogiou o trabalho das equipes do município e as refeições servidas nos abrigos diariamente. Foto: Jean Lopes/Emater

O titular da Seict, enviado pelo governo para acompanhar a situação emergencial em Sena Madureira, Assurbanipal Mesquita, acompanhou junto com o secretário de Assistência Social do município, Daniel Herculano Filho e a gerente da Seagri, Toinha Vieira, o trabalho de voluntários que se revezam desde as primeiras horas da manhã na garantia de três refeições diárias para nove abrigos oficiais.

“O prefeito e toda equipe de servidores do município estão de parabéns pela dedicação e o carinho doado nesse momento difícil para milhares de pessoas. O Programa de Aquisição de Alimentos se soma nesse esforço conjunto. É importante destacar que isso envolve um trabalho entre os agricultores, associações e sindicatos rurais, cooperativas, técnicos da Emater, nutricionistas e, neste caso, pessoas que estão desabrigadas que muitas vezes perderam tudo. A comida representa a conclusão de todo esse esforço”, destacou Mesquita.

Campanha Humanitária

Com a vazante do Rio Iaco e seus afluentes, o setor produtivo do município de Sena Madureira se uniu às instituições públicas e organizações não governamentais para fortalecer o programa Juntos pelo Acre. Uma campanha humanitária foi lançada nesta quinta-feira, dia 7, visando a doação de cestas básicas, água mineral, kit de limpeza e higiene pessoal para as famílias atingidas pelas cheias.

A sede do Deracre e da Associação Comercial, Industrial, de Serviços e Agrícola de Sena Madureira são as centrais de arrecadações.

Agência Acre

Compartilhe isso:

  • WhatsApp
  • Imprimir
  • Tweet
  • Telegram
  • Threads
Tags: AcreafluentesAgriculturaAlimentacheiasdesabrigadasFamiliarfamiliasIacoMadureirapelasrioSenaseus

Podcast

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

No Result
View All Result
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Visite a página Política de Privacidade.