segunda-feira, 7 julho, 2025
No Result
View All Result
Folha Nobre
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente
Folha Nobre
No Result
View All Result
Folha Nobre
No Result
View All Result

Acre – Câmara Técnica de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável propõe ações com foco na sustentabilidade e qualidade de vida

11/04/2024
in Acre
Acre – Câmara Técnica de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável propõe ações com foco na sustentabilidade e qualidade de vida

Em colaboração com Janine Brasil

Secretários de Meio Ambiente da Amazônia Legal se reuniram, nesta quinta-feira, 11, na Câmara Técnica de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável para deliberar estratégias voltadas ao desenvolvimento econômico e social, com foco na sustentabilidade e qualidade de vida dos moradores da região amazônica.  A reunião ocorreu no âmbito do 27º Fórum de Governadores da Amazônia Legal, que está sendo realizado na capital acreana, Rio Branco, até a sexta-feira, 12.

As câmaras setoriais são instâncias complementares vinculadas à Secretaria Executiva do Consórcio da Amazônia Legal (CAL), que têm como atribuição propor, mobilizar e implementar programas e projetos setoriais, em articulação com as instâncias deliberativas e executivas do CAL.

Câmara Técnica de Meio Ambiente discute estratégias para apresentar ao Fórum de Governadores da Amazônia Legal. Foto: Alexandre Cruz Noronha/Sema

A secretária de Meio Ambiente do Acre, Julie Messias, que é presidente da Câmara Técnica de Meio Ambiente, do Fórum de Secretários da Amazônia Legal e da Força-Tarefa dos Governadores pelo Clima e Florestas (GCF TF – Brasil), explicou a importância da reunião no sentido de melhorar a qualidade de vida das populações dos estados da Amazônia: “Temos muitos desafios pela frente, mas temos conseguido, por exemplo, reduzir os ilícitos ambientais, avançar na escala de produção sustentável, com a diversificação dessa produção. O Acre é um exemplo disso, com sua redução no ano passado de 74% dos alertas de desmatamento e focos de queimadas. Precisamos unir todos os pontos e buscar alternativas em conjunto para uma atuação integrada”.

Durante a atividade, os representantes dos estados discutiram questões relativas a eventos climáticos, conservação da vegetação, infraestrutura e formas de acesso a financiamentos, dentre outros temas relacionados ao meio ambiente. Ao fim do encontro, informações e estratégias foram consolidadas na carta unificada que será apreciada e finalizada pelos governadores da Amazônia Legal, no encontro programado para esta sexta, 12.

Secretário de Meio Ambiente do Maranhão, Pedro Chagas, destaca a importância do encontro. Foto: Alexandre Cruz Noronha/Sema

Segundo o secretário de Meio Ambiente e Recursos Naturais do Maranhão, Pedro Chagas, que é vice-presidente da Câmara Técnica, a reunião na capital do Acre agregou necessidades. “A Carta de Rio Branco é um fechamento com chave de ouro do Consórcio. Ela resume tudo o que é debatido nas câmaras. Aqui a gente está na Câmara de Meio Ambiente, junto com a Câmara de Planejamento e Orçamento, mas tem diversas outras câmaras que também elencam suas dificuldades, objetivos, metas, o que os estados podem fazer, impulsionando para melhorar a vida da população”, afirmou.

Na avaliação do secretário executivo do CAL, Marcello Brito, a busca de soluções para a Amazônia exige vasto estudo, pois não ocorrerão a curto prazo: “Quanto mais a gente faz, a gente amadurece mais ainda nas relações entre os estados e assim as negociações se reforçam, tanto pelo governo federal, quanto na escala dos investidores nacionais e internacionais”.

Secretário executivo do Consórcio da Amazônia Legal, Marcello Brito, enfatiza: prioridade deve ser sempre o bem-estar da população. Foto: Alexandre Cruz Noronha/Sema

Para Marcello Brito, a prioridade deve ser sempre o bem-estar da população: “Através de ações que possam ser realizadas nos campos ambiental, econômico, social, mas o foco tem que ser a nossa gente. Então, essa é a prioridade, o encontro e a busca de ações que possam minimizar, quem sabe, no futuro, mitigar a pobreza extrema que ainda afeta a maioria dos estados da Amazônia”.

 

 

Agência Acre

Tags: açõesAcreAmbienteCâmaradesenvolvimentoFocomeiopropõequalidadeSustentabilidadeSustentáveltécnicaVida

Podcast

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

No Result
View All Result
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Visite a página Política de Privacidade.