O promotor de Justiça Sérgio Diefenbach, titular da Promotoria de Justiça Regional da Bacia do Taquari-Antas e designado para atuar nas questões relacionadas às enchentes na região do Vale do Taquari, participou nesta sexta-feira, 24 de maio, de uma roda de diálogo, escuta e acolhimento de moradores do Bairro Conservas, da cidade de Lajeado. O objetivo do encontro, ocorrido na sede das Promotorias de Justiça de Lajeado, foi tratar das demandas ambientais e habitacionais no contexto das emergências climáticas que atingem a região.
Na ocasião, Diefenbach reafirmou o compromisso do Ministério Público de estar ao lado e trabalhando em prol da comunidade e das pessoas atingidas pelas sucessivas enchentes.
Entre os temas abordados, destacam-se a oferta de 500 casas pelo governo do Estado para o Vale do Taquari, a manutenção de abrigos provisórios e oferta de aluguel social até que as casas sejam entregues, os critérios de escolha das primeiras famílias beneficiadas e as opções de terrenos viáveis para a construção.
Por fim, integrantes do Movimento dos Atingidos por Barragens do Brasil (MAB), vindos de Minas Gerais, apresentaram o que deu certo e o que não deu na experiência do rompimento das barragens de Brumadinho e Mariana e salientaram a importância da participação da comunidade nas tomadas das decisões.
Também participaram do encontro representantes do Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA) e a servidora do MPRS em Lajeado Carmen Spalding, da Central de Práticas Restaurativas.