Uma menina que nasceu prematuramente, aos sete meses de gestação, precisou ser transportada às pressas para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Infantil Cosme Damião, em Porto Velho.
O translado ocorreu na manhã desta terça-feira e foi realizado pela aeronave de uma empresa particular que presta serviço para o Governo do Estado e que, na última semana, firmou um convênio com o município para o retorno do serviço.
De acordo com o Diretor Executivo da Secretaria Municipal de Saúde, Renan Pereira, sempre que houver indicação clínica para transportes urgentes de pacientes para a capital, o serviço estará disponível. “Estamos restabelecendo esta pactuação com o Governo do Estado, porque é um serviço de alta complexidade que não é atribuição do município, propriamente dito, mas a visão deste governo é trabalhar em cooperação. Por isso este convênio para que este atendimento volte a ser realizado no município.”
O chefe do executivo, Thiago Flores , disse que o Governo do Estado já está em processo de licitação para a criação de dez leitos pediátricos e neonatais em Ariquemes. A previsão é que, até o mês de março, estejam funcionando na cidade. “Também serão criados leitos de retaguarda no Hospital Municipal e da Criança para manter os pacientes de alta complexidade, enquanto aguardam a regulação de translado para a Capital.
Folha Nobre - Desde 2013 - ©