[bloqueador2]Ser um agricultor é um verdadeiro trabalho. É monótono, duro, calorento e sujo. Requer espera paciente para que a lavoura cresça e não tem em si nenhum encanto de títulos especiais, ternos finos e grandes reuniões. Envolve longas horas, trabalho manual, muita sabedoria prática, risco, nenhuma férias paga e apenas uma modesta recompensa financeira. Ser lavrador exige disciplina e automotivação. Lavrar a terra gera alimentos para o sustento da vida humana e proporciona prazer em comer. Lavrar a terra é um verdadeiro trabalho.
E é um bom emprego. Num mundo perfeito sem pecado, Deus deu a Adão a responsabilidade de trabalhar cuidando do Jardim do Éden; e em um mundo pecaminoso, o seu primeiro filho foi um cultivador da terra (Gn 2:15; 4:2). O SENHOR deu ao homem o conhecimento interno da sabedoria agrícola milhares de anos antes das nossas invenções engenhosas (Is 28:23-29). E Ele abençoou os homens com grandes retornos por tombar a terra e plantar as sementes (Gn 26:12).
Mas é um trabalho duro. Isto lhe parece trabalhoso demais? Não o leva a desejar ser um agricultor ignorante? Você não consegue imaginar se sujando a cada dia e nunca se tornar alguém importante? Pessoas vãs querem lhe ajudar.
Faça uma ligação para um telefone na coluna “Oportunidades de Negócios” do seu jornal e você descobrirá que o trabalho pesado foi feito para pessoas idiotas e que você pode começar a ficar rico ainda esta tarde. Oferecem “oportunidades de negócios” para que você se torne “financeiramente independente”; possuem “investimentos pouco conhecidos” que rendem dez vezes aquilo que um trabalhador como o agricultor ganha. Oba!
Ao invés de trabalhar muito e se sujar, você pode dirigir um carro esporte e usar o telefone celular para organizar a sua próxima “reunião de vendas”. Afinal, se você consegue reunir milhares de pessoas trabalhando para você, tentando se tornar você ao comprar produtos superfaturados, você não precisará trabalhar de forma alguma! Parece bom, não é? Fique com os seus sonhos!
Mas o que diz Salomão a respeito disto? O que este homem, que conhecia mais a respeito do sucesso econômico do que dez mil homens vivendo em nossos dias, diria? O que Deus diz? Eles dizem que o agricultor terá muito que comer – ele será bem sucedido; e os insaciáveis que buscam atalhos fáceis são cabeçudos e perdedores. Eles vão cair na pobreza (Pv 28:19)! E esta regra de sabedoria econômica se aplica a cada profissão honesta e útil.
Qual é o segredo do sucesso neste provérbio de hoje? Levante, vá fazer o trabalho maçante e faça-o bem; esqueça as tolas idéias de conseguir dinheiro fácil ou “oportunidades de negócios”. Arar a sua terra o colocará muito à frente dos homens que correm atrás do sonho de riquezas fáceis e altos retornos em investimentos.
Considere o cultivo da terra, que é arar e preparar a terra para produzir colheitas. Isto é feito na primavera com um investimento importante em sementes e fertilizantes, quando não há evidência alguma de sucesso no outono, tornando-se financeiramente mais pobre a cada dia enquanto as suas costas se tornam dia-a-dia mais doídos.
Mas um dia você vai voltar para casa, transpirado e sujo, e descobrir um meio de escapar de tudo aquilo. Uma pessoa vã, de terno e dirigindo uma nova BMW está esperando para encantar você e a sua esposa com uma vida inebriante de uma “oportunidade de negócios”. Ele afirma, “Junte-se a nós, você certamente não vai querer ser um perdedor durante toda a sua vida! Assine o contrato para se tornar um ‘distribuidor’ dos meus produtos superfaturados e se enriqueça”!
E assim você comparece a uma “reunião de vendas”. Um lindo casal que se declara milionários desfila pela plataforma com seus relógios Rolex e fotografias de casas dos sonhos. Transbordando de alegria, eles falam da desistência de trabalhar a terra e passar seis meses navegando pelo Caribe.
O que este “sucesso” tem a ver com a vaidade? Eles não mostram os cinquenta mil pobres “distribuidores” que foram extorquidos quando convencidos a comprarem seus produtos superfaturados para pagar o iate através de táticas de pressão, apresentação mentirosa dos seus produtos e promessas de rápido enriquecimento. Amadureça! Sabão superfaturado não torna ninguém rico, a não ser que alguém, em algum lugar minta a respeito de alguma coisa. Se você acreditar na história deles – torne-se um bilionário como Bill Gates! Ou melhor, ainda, jogue na loteria. Você tem mais chance de ganhar na loteria do que ser um proprietário de um iate.
Como Bill Gates tornou-se um bilionário? Foi o tempo e a ocasião de Deus (Ec 9:11)! Para cada Bill Gates da vida, existem dez milhões que conseguem uma renda média, e um milhão de perdedores que ferem suas famílias correndo atrás de “sucesso” ilusório. Mas você pode reduzir a chance e canalizar o tempo para obter muito pão trabalhando em sua fazenda a cada dia e confiando no Senhor para lhe enviar seus dias chuvosos e ensolarados de forma a produzir a sua colheita.
Em todo trabalho, como o do agricultor, existe o lucro; mas a fala dos lábios, como as histórias inebriantes dos esquemas de rápido enriquecimento, levam à pobreza (Pv 14:23). Repito. Só levam à pobreza! Muitos perdem dinheiro, paz e reputação perseguindo o “sucesso” (Pv 13:23). Apesar de novas histórias reveladas diariamente pelos noticiários a respeito do surgimento de negócios de rápido enriquecimento e de investimentos, a única razão para que mais esquemas como estes não falirem, é o julgamento de Deus sobre a prosperidade enganosa (Pv 1:32).
Ceticismo é sabedoria! Somente os tolos acreditam em histórias de dinheiro fácil e de superinvestimentos (Pv 14:15; 4:26; 22:3,27:12). Tudo aquilo que soa aos ouvidos como “sendo verdadeiro” é exatamente isso – é bom demais para ser verdade! Somente os tolos acreditam neles. Homens sábios analisam todos os aspectos (ITs 5:21).
Mas as pessoas vãs ressentem as suas sóbrias objeções, pois o convencimento deles é grande demais (Pv 26:16,12; 21:2). Eles viram o sucesso! Eles estão copiando os seus mentores, que alugam relógios Rolex e arrendam carros esportivos; e eles esperam que você acredite tolamente nas suas histórias da mesma forma que eles acreditaram nos outros.
Não existe segredo para o sucesso. É só pelo trabalho duro, autonegação, paciência, tempo, e a misericórdia de Deus. Não existem almoços gratuitos, ou mesmo lanches baratos. O lanche é obter o fruto da terra e a carne do seu rebanho. Mas as pessoas vãs odeiam as céticas, pois elas precisam que você se ajunte a eles para que possam efetuar o pagamento das prestações das casas deles. Sonhos odeiam indagações!
Evite pessoas vãs que estão sempre olhando e falando a respeito de “oportunidades de negócios” (Pv 9:6; 13:20). O que é uma pessoa vã? É fácil de entender; é uma pessoa que tenta lhe dizer que há um caminho fácil para ganhar a vida. Seguir as pessoas vãs envolve a leitura do material de propaganda deles, dar ouvidos às suas idéias, e considerar os investimentos oferecidos. Vá arar mais um hectare ao invés de dar ouvidos a eles.
Começar a vida como um coletor de lixo e trabalhar duro com princípios básicos da sabedoria divina, sempre trará mais sucesso do que seguir mais uma brilhante ideia a respeito do fácil enriquecimento. Compare:
Trabalho árduo + economias + investimentos seguros + paciência = prosperidade. Isto é o significado de cultivar a sua propriedade.
“Oportunidades de negócios” + “superinvestimentos” + histórias estimuladoras = pobreza. Isto é vaidade.
Existem esquemas “pirâmides” (se você não sabe o que é isto, procure saber), dicas de ações, aquisição de propriedades facilitadas sem nenhuma parcela à vista, informações confidenciais, “oportunidades de negócios”, comércio vantajoso de produtos de consumo, terrenos a 100 metros da praia, oportunidades extraordinárias, produtos miraculosos, programas de distribuição interativa (exemplo Amway), e outras mentiras para se apossar do dinheiro de tolos, especialmente em se considerando uma geração ambiciosa e excessiva como a atual. Cresça, compre umas terras, e vá trabalhar. A longo prazo você estará bem à frente dos demais.
Ame o seu emprego! Agradeça ao SENHOR por ele! Trabalhe bastante e com dedicação. Você ficará satisfeito com a fartura de pão, e você viverá para ver pessoas vãs extremamente pobres.
O nosso Senhor Jesus recebeu do diabo e judeus uma oferta fácil (Lc 4:5-7; Jo 6:15), mas Ele permaneceu totalmente comprometido com o duro trabalho da cruz, pois Ele enxergou as verdadeiras riquezas que estavam colocadas diante Dele por suportar com paciência (Hb 12:2-4; Sl 16:8-11).
A coceira nos ouvidos deseja algo a respeito de uma nova forma de brilhante piedade (IITm 3:5; 4:3-4), mas continuar trilhando os antigos caminhos encherá as nossas almas de pão (IITm 3:14-17; 4:1-2; Jd 1:3; Jr 6:16.[/bloqueador2]
Folha Nobre - Desde 2013 - ©