Com o objetivo de discutir políticas públicas e estratégias de fortalecimento da cadeia produtiva, o Governo do Estado, por meio da Fundação de Tecnologia do Estado do Acre (Funtac), lançou neste domingo, 8, no Ecossistema de Inovação, na Expoacre, o 2º Encontro da Rede de Sementes do Acre. O evento será realizado em novembro, no auditório do Sebrae em Rio Branco.
“A Rede de Sementes do Estado do Acre é essencial e estratégica para fortalecer nossa biodiversidade e garantir o sucesso da coleta e variabilidade genética das sementes. Com a colaboração de diversos atores como Sebrae, Ufac, Seict, Sema, e Funtac, buscamos estruturar bancos de sementes para impulsionar o estado. Contamos com o apoio do governador Gladson Cameli, e da Assembleia Legislativa, e este ano teremos um foco maior em discussões científicas e acadêmicas”, enfatizou a presidente da Funtac Iuçara Souza.
Segundo o titular da Secretaria e Indústria, Ciência e Tecnologia (Seict), Assurbanípal Mesquita, a Câmara Técnica de Ciência e Tecnologia já tem o planejamento de ações para o trabalho em conjunto. “Este ano está quase no fim, mas o ponto positivo é a união dos órgãos do ecossistema de inovação e o planejamento que permitirá ações futuras, com grande impacto previsto para o próximo ano. Gostaria de parabenizar a iniciativa da rede de sementes, que fortalece esse movimento e organização. Esse fórum de sementes é fundamental para catalogar, contabilizar e apresentar o ecossistema de inovação, explorando novas oportunidades, produtos, projetos e propostas. A ideia é justamente essa, e fico feliz de ver esse movimento se expandindo aqui na Expoacre, onde sou testemunha do esforço coletivo”.
Do ato de lançamento do Encontro da Rede de Sementes na Expoacre participaram 0 Presidente da Aleac, Luiz Gonzaga, o coordenador da Conservação Internacional , Ítalo Ferreira , o diretor técnico da Secretaria de Meio Ambiente (Sema). André Schatz , o presidente da Fundação de Amparo e Pesquisa (Fapac), Moisés Diniz.
Sobre o Encontro
O 2º Encontro da Rede de Sementes será realizado nos dias 28 e 29 de novembro, no auditório do Sebrae. Os trabalhos técnicos-científicos que poderão ser submetidos à comissão avaliadora do evento composta por membros do GT da Rede de Sementes do Acre. Dessa forma, pretende-se engajar um maior número de pesquisadores e estudantes, além de incentivar a produção científica em nossa região, alavancando o potencial produtivo dessa cadeia
As regras e normas serão publicadas para a submissão de trabalhos (resumo simples) serão publicadas no site da Funtac (www.funtac.ac.gov.br).
Além da apresentação dos trabalhos científicos (pôster e oral), teremos cursos de capacitação, workshops e debates sobre os temas mais relevantes do setor, com a participação de profissionais experientes, coletores de sementes de comunidades locais, artesãos e representantes do poder público, compartilhando experiências e saberes.
As atualizações sobre o evento podem ser acompanhadas pelo site e Instagram da Funtace da Rede de Sementes.