O concurso Prefeitura de Cascavel – PR foi aberto em caráter de urgência para contratar 478 funcionários temporários. Se você vai participar dos testes, veja o que cai na prova. Selecionamos os principais conteúdos para você!
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Matérias comuns ao cargo de Zelador:
Língua Portuguesa: Leitura e compreensão de textos, informações de pequenos textos; Estabelecer relações entre sequência de fatos ilustrados; Conhecimento da língua: ortografia, acentuação gráfica, pontuação, masculino e feminino, antônimo e sinônimo, diminutivo, aumentativo e divisão silábica.
Raciocínio Lógico: Raciocínio verbal; Raciocínio sequencial (sequências lógicas envolvendo números, letras e figuras.); Raciocínio Espacial e Raciocínio Temporal. Comparações. Calendários. Numeração. Contagem, medição, avaliação e quantificação. Simetria. Questões envolvendo o entendimento das estruturas lógicas de relações entre pessoas, lugares, coisas ou eventos. Diagramas lógicos e leis de formação; problemas sobre as quatro operações fundamentais da matemática. Problemas envolvendo razão, proporções e regra de três simples. Geometria básica (plana).
Matérias comuns aos cargos de Professor:
Língua Portuguesa: Compreensão e interpretação de textos; coesão e coerência; unidade temática e progressão temática; gênero discursivo; pontuação; concordância verbal e nominal; regência verbal e nominal; princípios da textualidade: situacionalidade, intencionalidade, intertextualidade e informatividade. Alfabetização e língua portuguesa: função cognitiva e social da leitura; função cognitiva e social da escrita; relação grafema/fonema; relações arbitrárias, biunívocas e cruzadas; categorização gráfica e funcional; linguagem verbal e não-verbal.
Matemática: Sistema de Numeração Decimal: Valor Posicional (Composição e Decomposição). Resolução de Problemas: Adição, subtração, multiplicação e divisão. Números Racionais: Adição e subtração de frações homogêneas e heterogêneas. Relação do Sistema de Numeração Decimal com medidas de valor, capacidade, comprimento, massa, superfície e volume. Números Decimais. Classificação dos sólidos geométricos (poliedros e corpos redondos) e figuras planas (polígonos). Semelhanças e diferenças entre sólidos geométricos e figuras planas. Ângulos: reto, agudo e obtuso. Interpretação de dados e informações contidas em tabelas e gráficos, quadros e imagens. Probabilidade.
História: Concepção da Disciplina de História e do ensino de História para os Anos Iniciais, Objetivos da disciplina de História, conforme propõem o Currículo da Rede Pública Municipal de Ensino de Cascavel; Eixos Estruturantes da disciplina de História; Atualidades; A História do Estado do Paraná e suas relações; A História do Município de Cascavel e suas relações.
Geografia: Concepção da disciplina de Geografia para os Anos Iniciais; Objetivos da disciplina de Geografia; Eixos Estruturantes da disciplina de geografia; Atualidades; A Geografia do Estado do Paraná e suas relações; A Geografia do Município de Cascavel e suas relações; A natureza do espaço; Paisagens, lugares e espaços; Globalização; O ensino da Geografia; Tópicos relevantes e atuais de diversas áreas, tais como: política, economia, sociedade, educação, tecnologia, energia, relações internacionais, desenvolvimento sustentável, problemas ambientais. Interação entre o clima, a vegetação, o relevo, a hidrografia e o solo no espaço natural brasileiro, do Paraná e de Cascavel; espaço ocupado pelo Estado do Paraná e suas relações; O espaço ocupado pelo Município de Cascavel e suas relações.
Ciências: Conceito da disciplina de Ciências para os Anos Iniciais; Noções sobre o universo: História da Ciência: conhecimentos gerais acerca da evolução dos conhecimentos científicos; Galáxias; constelações; sistema solar; movimentos da terra; matéria e energia: interação e transformação (relações de interdependência); Biosfera – Ecossistemas: relação de interdependência entre os elementos bióticos e abióticos: água: estados físicos, composição química, propriedades; solo: formação e composição, tipos e características; ar: pressão, peso e composição; atmosfera, camadas da atmosfera; ar e seres vivos: fotossíntese e respiração; cadeia e teia alimentar; Citologia; Homem: corpo humano: célula, órgãos, tecidos e sistemas; aparelhos; Animais e ecossistema: classificação geral e quanto à alimentação: dos vertebrados e dos invertebrados; Vegetais e ecossistema. Meio ambiente saúde e trabalho: Doenças: infecto-contagiosas, DST e outras; Doenças relacionadas à água, solo, ar; vacinas; Radiação solar; camada de ozônio; efeito estufa; aquecimento global; Alimentação saudável; Lixo, reciclagem, poluição do ar, água e solo.
Conhecimentos específicos: cada cargo possui diferentes matérias de conhecimentos específicos. Confira no edital.
Critérios de desempate
Havendo igualdade de notas, os critérios de desempate serão os seguintes, por ordem de prioridade:
– Idade igual ou superior a 60 anos
– Maior número de acertos nas questões de conhecimentos específicos do cargo;
– O candidato mais idoso, entre os menores de 60 anos
– Persistindo o empate, será realizado sorteio.
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