A revista Folha Nobre traz mais uma matéria especial em sua edição de dezembro de 2024. A história do deputado estadual Delegado Lucas Torres:
Carismático, acessível e conhecido pelo respeito que transmite, Lucas Torres Ribeiro construiu uma imagem que reflete valores humanos, mesmo antes de ocupar uma cadeira na política. Nascido em Fortaleza, Ceará, mas radicado em Rondônia desde o ano de sua chegada ao mundo, em 1986, Lucas traz consigo uma trajetória de dedicação que começou na segurança pública.
Com apenas 23 anos, formou-se em Direito e foi aprovado como delegado de polícia, assumindo a função em Buritis (RO), onde trabalhou por mais de uma década. Na cidade, ficou conhecido não apenas pela firmeza necessária à profissão, mas também pela sensibilidade que demonstrava no trato com as pessoas.
Pai de dois filhos e casado com Carlini Beltramini Ribeiro, Lucas credita à família a base para os valores que carrega: respeito, dignidade e comprometimento.
A justiça que eu acredito é construída com compreensão e humanidade”, admite Lucas, que sempre buscou equilibrar autoridade com empatia.
Esses pilares também o conduziram ao universo político. Em 2022, foi eleito deputado estadual de Rondônia, com mais de 14 mil votos, tornando-se o primeiro morador de Buritis a representar o município na Assembleia Legislativa.
“Minha entrada na política veio de um desejo por renovação e pela percepção de que Buritis precisava, com urgência, ter um representante direto na Assembleia Legislativa. Monte Negro e Campo Novo, cidades também importantes do Vale do Jamari, careciam de mais voz e protagonismo no poder legislativo estadual. Era evidente que toda a região necessitava de alguém comprometido em lutar pelas demandas locais, garantindo que as prioridades do Vale fossem reconhecidas e atendidas com responsabilidade e dedicação.”, revela.
Desde o início do mandato, Lucas apresentou mais de 160 indicações, 35 projetos de decreto legislativo, mais de 10 projetos de lei e 25 requerimentos.
Projetos de leis e bandeiras
Com um ano e nove meses de mandato, o deputado Delegado Lucas se destaca em pautas relevantes na Assembleia Legislativa de Rondônia. Entre suas prioridades, a regularização fundiária tem ganhado protagonismo, especialmente em Buritis e região do Vale do Jamari.
O parlamentar tem articulado soluções para as áreas da Reserva Extrativista (Resex) Jaci-Paraná e Soldado da Borracha, em Cujubim, além de integrar o Comitê de Regularização Fundiária do Tribunal de Justiça (TJ).
“A questão da regularização fundiária da Resex Jaci-paraná e Soldado da Borracha é um tema que me mobiliza profundamente, pois são exemplos claros da complexidade desse desafio. Essas localidades, com imenso potencial produtivo, desde a pecuária de corte e leite até lavouras de soja, ainda enfrentam a insegurança pela falta de titulação de terras e centenas de famílias podem ser retiradas de casas, do dia para a noite”, diz Lucas.
Outro marco de sua atuação foi a abertura de uma CPI para investigar possíveis irregularidades na criação de 11 reservas ambientais, buscando a garantia da justiça aos envolvidos e respeito ao direito à terra.
“Estamos em diálogo com órgãos competentes e ouvimos as demandas locais para criar um ambiente favorável aos produtores rurais que tanto contribuem para nossa economia”, destaca Lucas, referindo-se às reuniões já realizadas com o Ministério Público, Tribunal de Justiça e Secretaria Estadual de Patrimônio e Regularização Fundiária (Sepat).
No campo legislativo, Lucas também se destacou com a Lei nº 5.819/2024, que obriga instituições financeiras a adotarem medidas de segurança em contratos de crédito para idosos. “Essa lei traz mais proteção aos nossos idosos, garantindo que contratem serviços financeiros com segurança”, explica.
Ele também propôs a Lei já aprovada e sancionada: a “Viagem Segura”, que assegura que crianças viajem próximas aos responsáveis em rotas intermunicipais, fortalecendo a segurança no transporte coletivo.
“O desafio é grande, mas seguimos firmes em garantir direitos e melhorar a vida dos rondonienses”, finaliza o deputado, com otimismo sobre os próximos passos de seu mandato.