domingo, 18 maio, 2025
No Result
View All Result
Folha Nobre
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente
Folha Nobre
No Result
View All Result
Folha Nobre
No Result
View All Result

Acre – Boletim enchentes – 17 de março

17/03/2025
in Acre

A Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil (CEPDC) do Acre informa que, em Rio Branco, o nível do Rio Acre apresentou elevação durante a medição das 9h desta segunda-feira, 17, marcando 15,86m. O Riozinho do Rola, afluente importante do rio, apresentou aumento de 11cm, ultrapassando a cota de transbordamento, e subiu para 16,75m.

Porto Acre continua acima da cota de transbordamento. O nível do rio apresentou aumento de 8cm, chegando a 13,69m. Em Plácido de Castro, a situação é de transbordamento: com 12,95m na medição das 6h, com aumento de 9cm em comparação com a última medição.

Na Bacia do Rio Acre o nível do rio está abaixo da cota de transbordamento em Assis Brasil, Brasileia, Epitaciolândia, Xapuri e Capixaba.

Na Bacia do Rio Purus, Sena Madureira e Manoel Urbano também estão abaixo da cota de transbordamento, porém Santa Rosa do Purus entrou na cota de alerta na medição das 6h desta segunda-feira, marcando 8m.

Na Bacia do Rio Juruá, o município de Cruzeiro do Sul continua ultrapassando a cota de transbordamento, atingindo hoje 13,52m. A equipe do governo e prefeitura estão monitorando e prestando assistência a 35 famílias que estão sem energia elétrica, mas não quiseram sair de suas casas. De acordo com a Defesa Civil do estado, a previsão é de que haja uma leve alta ainda no dia de hoje devido ao volume de chuvas provenientes da parte alta do Peru.

Já na bacia dos rios Tarauacá-Envira, o Rio Tarauacá continua na cota de transbordamento na medição das 6h, alcançando 10,66m, havendo aumento de 27cm em comparação com a última medição. As prefeituras de Tarauacá e Mâncio Lima decretaram situação de emergência no último domingo, 16, em razão do aumento do nível dos seus respectivos rios e afluentes.

Na bacia do Rio Abunã , em Plácido de Castro, o nível do rio segue registrando 12,95m, subindo 16cm nas últimas 24hr. O nível do rio ainda
continua impactando 3 bairros e deixando 2 famílias desalojadas. Os ramais começaram a ser atingidos devido o aumento do nível do igarapé
visionário, afetando 2 famílias na zona rural.

As equipes da Defesa Civil e Corpo de Bombeiros já prepararam uma escola em Tarauacá para receber 28 pessoas que foram desalojadas e 4 famílias já estão em um abrigo. Já os municípios de Feijó e Jordão continuam com nível abaixo da cota de alerta.

Ações do governo

O governo do Acre segue com apoio aos atingidos pela cheia do rio Acre, em Rio Branco, e em todo o estado. A governadora em exercício do Acre e também secretária de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos, Mailza Assis, visitou na tarde de sábado, 15, o abrigo do Parque de Exposições Wildy Viana. Na companhia do secretariado, equipes do governo e da prefeitura, Mailza vistoriou as estruturas do parque, que já atende 65 famílias desabrigadas na capital.

Trabalhando de forma unida e coordenada, o governo do Acre segue prestando assistência à população atingida pelas enchentes que afetam diversas regiões do estado. No fim de semana a CEPDC realizou uma vistoria no abrigo municipal para garantir o suporte necessário às equipes em ação.

O governo do Acre decretou situação de emergência, em razão do aumento do nível dos rios Acre, Juruá e Purus, que ultrapassaram as cotas de transbordamento. A medida foi publicada em edição extra do Diário Oficial do Estado (DOE) de segunda-feira, 10, e tem validade de 180 dias.

O documento estabelece que os municípios mais afetados devem receber apoio da Defesa Civil Estadual para minimizar os impactos das enchentes. A Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema) acompanha as condições hidrometeorológicas em tempo real, enquanto a Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos (SEASDH) presta suporte às famílias atingidas e o Corpo de Bombeiros Militar (CBMAC) atua em resposta aos desastres relacionados a emergência sociais e ambientais.

Apoio do governo federal

Na última semana, em Brasília (DF), o governador Gladson Camelí e a vice-governadora Mailza Assis se reuniram com o ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, para solicitar apoio antecipado do governo federal, caso a situação das cheias se agrave nos próximos dias.

Rio Branco

Segundo dados dos atendimentos realizados polo Corpo de Bombeiros Militar do Acre (CBMAC) e Defesa Civil do Estado do Acre, atualmente o trabalho conjunto entre esses órgãos e voluntários vem sendo realizado com o total de 54 pessoas.

Ocorrências: 191

População afetada: 191 famílias (total de 606 pessoas) retiradas pela Defesa Civil Municipal e Corpo de Bombeiros Militar

Desabrigados: 120 famílias (total de 404 pessoas)

Permaneceram no local: 3 famílias (5 pessoas)

Desalojadas: 68 famílias (total de 197 pessoas)

Bairros atendidos : 15

Plácido de Castro

Famílias atendidas e retiradas: 2

Tarauacá

Famílias em abrigo: 4

Acolhimento em Rio Branco

O abrigo no Parque de Exposições Wildy Viana, em Rio Branco, é gerido pelo Município e está acolhendo famílias dos bairros Ayrton Senna, Cidade Novo, Cadeia Velha e Seis de Agosto, atingidos pela cheia do Rio Acre, atendendo cerca de 143 pessoas.

Além do local, há abrigo na Escola Municipal Maria Lúcia, no bairro Morada do Sol: acolhe atualmente 9 famílias (total de 30 pessoas).

Cuidados com a rede elétrica

A Energisa orienta os clientes afetados pela cheia a não tentarem consertar eventual falta de energia. Se a casa for atingida pela água da alagação, deve-se desligar o disjuntor de energia (chave geral) antes que a água entre na residência, de forma segura (usando calçado de borracha e enxuto).

A empresa atua sempre em parceria com a Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros, para avaliar ou realizar o desligamento da energia, a fim de evitar acidentes e garantir a segurança das equipes que estão atuando no resgate das famílias atingidas pelas águas, além da população.

A Energisa reforça que, ao identificar algum perigo com a rede elétrica, o cliente deve entrar em contato pelos canais de atendimento: aplicativo Energisa ON, Gisa (www.gisa.energisa.com.br) e Call Center: 0800-647-7196.

Agência Acre

Compartilhe isso:

  • WhatsApp
  • Imprimir
  • Tweet
  • Telegram
  • Threads
Tags: AcreBoletimEnchentesmarço

Podcast

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

No Result
View All Result
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Visite a página Política de Privacidade.