A dieta PronoKal foi desenvolvida pela empresa de mesmo nome e é uma dieta para emagrecer. Inicialmente ela é semelhante a uma dieta da proteína, cetogênica e baseada no uso de substitutos alimentares e suplementação vitamínica. Mas o que isso significa exatamente?
Esta dieta PronoKal é baseada nos modelos de dietas da proteína, em que você consome muito mais este macronutriente do que carboidratos e gorduras. No entanto, ao contrário do que a maior parte das dietas da proteína, o consumo delas é controlado, ou seja, só é consumida a quantidade de proteínas diária indicada para cada pessoa, em um cálculo individualizado.
Com este predomínio das proteínas, o corpo da pessoa entra em processo chamado cetose, em que o organismo utiliza a energia proveniente de nossos estoques de gordura, por isso esta é uma dieta cetogênica.
Para conseguir este controle da quantidade de proteínas, carboidratos e gorduras, os pacientes consomem sachês da empresa PronoKal de alimentos já balanceados dentro dos preceitos da dieta, que são preparados com água. A suplementação vitamínica também é feita, para garantir que a baixa ingestão de alimentos não leve a carências nutricionais. Mais para frente, a dieta se torna uma reeducação alimentar, já que os outros grupos alimentares são reintroduzidos pouco a pouco.
Desta forma, os especialistas do método afirmam que o paciente consegue perder uma média de oito quilos por mês durante a primeira etapa da dieta.
No entanto, a única forma de seguir a dieta PronoKal e comprar os produtos necessários é através da indicação de um médico credenciado no método. Este especialista fará o acompanhamento do paciente há cada 15 dias e posteriormente a cada mês, observando como ele se adapta a dieta e passando o paciente de fase conforme sua evolução.
Etapas e fases da PronoKal
A dieta PronoKal é dividida em três fases, cada uma com um objetivo:
- Etapa ativa ou cetogênica: em que há predomínio do consumo de proteínas e o corpo entra em cetose para emagrecer. Nela são perdidos 80% dos quilos da meta
- Etapa de adaptação fisiológica: a cetose é quebrada e os macronutrientes aos poucos são reequilibrados para as proporções normais
- Etapa de manutenção: em que o paciente volta a comer normalmente, mas de forma equilibrada, buscando manter seu peso.
Cada etapa é dividida em fases, contabilizando oito no total. Saiba mais sobre cada uma delas:
Etapa ativa
Este equilíbrio leva o paciente a um estado de cetose, em que o corpo perde a glicose como fonte prioritária de energia e começa a usar o tecido adiposo, sua reserva. Este processo de quebra das gorduras armazenados no tecido adiposo forma os chamados corpos cetônicos, capazes de gerar energia, queimando gordura.
O corpo demora entre dois e três dias para entrar em cetose após a redução drástica de carboidratos. A adaptação a este processo, no entanto, pode causar sintomas iniciais ruins, como fome, mau humor e irritabilidade, dores de cabeça, náuseas e até vômito. Os sintomas passam em cerca de cinco dias e normalmente são substituídos por uma sensação de bem-estar e saciedade.
Nesta fase, o paciente consome praticamente apenas os sachês da PronoKal. São pózinhos que quando misturados em água se tornam bebidas ou alimentos sólidos, como shakes, sucos, omeletes, bolinhos e até nuggets. Dentro deles já tem a quantidade necessária dos nutrientes do dia.
O paciente fica nessa etapa o tempo suficiente para emagrecer 80% de sua meta, passando pelas fases 1, 2a e 2b. Depois disso ele passa para a fase de adaptação fisiológica.
Etapa de adaptação fisiológica
Essa etapa vai da fase 3 até a fase 7 e em cada uma delas novos itens são adicionados ao cardápio diário, como azeite, proteínas magras e pães integrais, entre outros. Os sachês PronoKal também são gradativamente substituídos. Tanto que a ingestão calórica começa em 1.100 kcal/dia e chega até 1.500 kcal/dia.
Nesta fase da dieta PronoKal o paciente pode apresentar um pequeno aumento de peso inicial, devido à quebra da cetose e ao rearmazenamento do glicogênio como reserva de energia muscular, mas ele é perdido junto com os outros 20% da meta, devido à restrição calórica.
De modo geral, essa etapa deve durar o mesmo tempo ou o dobro da etapa ativa.
Etapa de manutenção
Por que a PronoKal ajuda a emagrecer?
O segredo do emagrecimento rápido da dieta PronoKal está em aliar uma dieta com poucas calorias com o processo de cetose. As poucas calorias fazem parte da matemática básica de que para perder peso é preciso gastar mais calorias do que se consome. Já a metologia cetogênica faz com que a energia gasta seja justamente as das reservas de gordura, eliminando a gordura acumulada.
Além disso, a cetose é um processo que reduz a sensação de fome, justamente devido às quedas do hormônio insulina, usado no transporte da glicose para dentro das células.
Por fim, há um acompanhamento não só do médico que indica o médico, como da equipe nutricional do PronoKal que liga constantemente para o paciente. Ele também é incentivado a praticar atividades físicas e tem o apoio de coachings para que mantenham a motivação e consigam mudar hábitos que boicotam a dieta.
Mas não há risco de a dieta PronoKal gerar quebra dos músculos?
Há algum risco em ficar tanto tempo em cetose?
Há algum risco em ficar tanto tempo em cetose?
Quem não pode fazer a dieta PronoKal?
Existem alguns grupos de pessoas contraindicadas para a dieta PronoKal, como crianças e adolescentes até 16 anos, grávidas e lactantes. Além disso, as contraindicações principais são as seguintes doenças:
- Diabetes tipo 1
- Diabetes tipo 2 descompensado
- Problemas renais ou hepáticos
- Anemia
- Problemas respiratórios, como DPOC e asma
- Arritmias cardíacas graves e outras doenças cardiovasculares.
Por isso que o método PronoKal só pode ser feito se indicado por um médico credenciado na técnica. Na primeira consulta ele pedirá todos os exames necessários para testar se o paciente tem algum problema que o torne o estado de cetose e privação calórica perigoso para ele.
Como começar a dieta PronoKal?
Para começar a dieta PronoKal é preciso se inscrever no site do método, mostrando interesse. Então a equipe nutricional deles entrará em contato para indicar os médicos credenciados mais próximos de seu endereço.
Na primeira consulta o médico conhecerá o histórico do paciente e pedirá exames para entender se ele tem alguma contraindicação ao método. Se estiver tudo certo, ele notifica a PronoKal e receita quantos sachês o paciente deve consumir, além de lhe orientar a dieta certinho.
Ao longo das consultas de acompanhamento, o médico renova estas receitas para compra dos sachês PronoKal e avalia a evolução do paciente, percebendo se ele precisa mudar de fase e etapa do tratamento.
Vantagens da dieta PronoKal
Perda de peso rápida O método PronoKal promete a eliminação de oito quilos por mês na primeira etapa da dieta, o que traz resultados mais rápidos ao paciente e podem motivá-los a continuar a reeducação na segunda etapa.
Praticidade nas refeições Nas primeiras fases da dieta PronoKal a maior parte das refeições já é planejada devido aos sachês, que são rapidamente preparados com ajudar de um fogão ou micro-ondas.
Acompanhamento médico constante A dieta PronoKal só pode ser feita com as receitas dadas pelo médico que está acompanhando o paciente e suas reações à dieta e à cetose. Se o paciente apresentar alguma dificuldade de adaptação ou risco, ele poderá ser descontinuado.
Controle da quantidade de proteínas e gorduras A maior crítica dos especialistas às dietas com alto teor de proteínas são os problemas que elas podem trazer aos rins e fígado. Como na dieta PronoKal é calculado o quanto cada paciente precisa consumir de proteína ao dia, não há risco destes problemas.
Incentivo a reeducação alimentar Apesar de a primeira etapa da dieta PronoKal ser totalmente restritiva, depois disso é incentivado que o paciente se reeduque na alimentação e consuma as quantidades adequadas de cada tipo de alimento, sem privações, o que é importante para construção de novos hábitos que permitem a manutenção do peso perdido.
Desvantagens do método PronoKal
Monotonia e privação alimentar Por mais que as refeições da PronoKal sejam práticas, há apenas 31 opções de sabores de sachês, divididos em categorias como salgados, omeletes, sobremesas e sopas. Isso pode levar a uma monotonia alimentar depois de um tempo, que pode desmotivar a dieta.
Dificuldade em ajustar-se ao método A etapa 1 da PronoKal demanda um cumprimento à risca das regras da dieta, pois qualquer escapada quebra a cetose e depois o corpo levará mais dias para voltar ao estado anterior, prejudicando o ritmo da perda de peso. Isso pode ser complicado para quem tem uma vida social agitada, pois não é permitido ingerir bebidas alcoólicas, doces ou alimentos ricos em carboidratos e gorduras.
Alto custo Os sachês Pronokal custam em média 22 reais, e como no começo da dieta é preciso consumir entre quatro a seis por dia, o custo pode ser alto. Além disso, é preciso pagar as consultas do médico, que não necessariamente atenderá convênios médicos. No final do primeiro mês o investimento final pode ser alto, mas tende a diminuir conforme as consultas médicas se tornam espaçadas e os sachês são retirados aos poucos da alimentação.
Efeitos colaterais da adaptação Antes do corpo entrar em cetose, ele precisa se acostumar à redução dos carboidratos, o que traz sintomas como irritabilidade, dores de cabeça, fome, náuseas e até vômito.
Riscos do método
O método PronoKal só pode ser feito sob supervisão médica, o que já reduz as chances de trazer riscos. No entanto, se ele for feito sem o acompanhamento médico, pode levar a problemas de adaptação com a cetose, como sobrecarga dos rins e fígado.
Cardápio da primeira fase da PronoKal
A nutricionista-chefe da PronoKal mostra um exemplo de cardápio da primeira etapa e primeira fase da dieta:
Café da manhã