A rainha Elizabeth II, a monarca reinante há mais tempo no mundo, comemora nesta segunda-feira o Jubileu de Safira, data que marca os 65 anos transcorridos desde que assumiu o trono britânico. Não há nenhuma festa, desfile ou evento especial para comemorar a data histórica, mas apenas uma salva de 41 tiros irá acontecer no centro de Londres para celebrar a ocasião.
Elizabeth II não comemorará o acontecimento, propiciado pela morte prematura de seu pai, George VI, em 1952, que a levou ao trono com 25 anos. Passará o dia em sua residência de Sandringham, no condado de Norfolk (leste da Inglaterra), o local onde seu pai morreu. No domingo foi à missa e recebeu sorridente flores do público que se aproximou para saudá-la.
O escritório da rainha divulgou um retrato de 2014 que a mostra usando joias de safira que ganhou do rei George VI como presente de casamento, em 1947. Elizabeth, de 90 anos, reduziu suas turnês internacionais, mas ainda comparece a atividades oficiais com regularidade em todo o Reino Unido.
Em dezembro ela disse que iria diminuir o número de patronatos, transferindo suas funções em dezenas de instituições de caridade, acadêmicas e esportivas a outros membros da família real.
Com agências Reuters e EFE)
Fonte:Veja