Uma explosão de cores, arte e cultura marcou neste domingo, 29, o encerramento do Arraial Cultural 2025 na Gameleira, no Segundo Distrito de Rio Branco. Após seis dias de diversas apresentações artísticas, a reapresentação das quadrilhas campeãs do 23º Concurso Estadual de Quadrilhas levantou a arquibancada, encantando o público com beleza e harmonia.
Promovido pelo governo do Acre, o evento foi organizado pela Secretaria de Estado de Turismo e Empreendedorismo (Sete), em parceria com a Fundação de Cultura Elias Mansour (FEM) e a Associação Comercial, Industrial, de Serviço e Agrícola do Acre (Acisa). O Arraial atraiu milhares de famílias à Gameleira, que puderam celebrar a tradição junina com conforto e segurança.
A governadora em exercício, Mailza Assis, agradeceu a participação do público e reafirmou o apoio do governo estadual à celebração. “Nosso governador Gladson Camelí é um entusiasta do Arraial Cultural e garantiu o investimento para essa grande festa popular, que proporciona ao público apresentações maravilhosas, repletas de cultura e harmonia. Os quadrilheiros merecem todo nosso respeito e admiração”, destacou.

Fé e diversidade cultural
O encanto das quadrilhas juninas tocou todos. As amigas Clenilda Albuquerque, Fátima Silva, Elda Assef e Fátima de Melo, por exemplo, estavam maravilhadas com as alegorias e aproveitaram para expressar sua devoção a Nossa Senhora da Pureza, tema da quadrilha Sassaricano na Roça.

A noite de encerramento também contou com a vibrante coreografia do Boi Lunar, o único grupo de boi-bumbá em atividade no estado, inspirado no renomado Festival de Parintins, do Amazonas.

Minoru Kinpara, presidente da FEM, ressaltou a importância de valorizar esses grupos que fortalecem a cultura popular. “Graças ao apoio do governador, temos conseguido ampliar nosso alcance em prol das festas populares. Estou muito feliz com o grande sucesso do nosso arraial e maravilhado com a riqueza artística das nossas juninas. Todas promoveram um grande espetáculo, e quem ganha é o público”, afirmou.

Economia e valorização regional
O Arraial Cultural também impulsionou a economia local. Em 2024, empreendedores do setor alimentício faturaram R$ 300 mil, e a expectativa é superar esse valor nesta edição. As 60 barracas instaladas ofereceram uma vasta variedade de alimentos típicos da região, além do tradicional bingo.

O secretário de Turismo e Empreendedorismo, Marcelo Messias, exaltou a valorização das raízes amazônicas, presente não apenas na gastronomia, mas também nos temas abordados pelas juninas. “A Sete esteve presente todos os dias com as barraquinhas, ambulantes e brinquedos, acompanhando de perto os empreendedores, e estamos muito felizes com o sucesso das vendas”, relatou.

Matutos na Roça é a grande campeã
O ponto alto da noite na Arena dos Folguedos foi a reapresentação das campeãs do 23º Concurso Estadual de Quadrilhas, que este ano contou com 15 grupos participantes – oito de Rio Branco e sete do interior.

A quadrilha Matutos na Roça, do bairro Aeroporto Velho e adjacências, foi a grande campeã do concurso 2025, com o enredo A Força do Destino. A Sassaricano na Roça garantiu o segundo lugar, e a Malucos na Roça, vencedora de 2024, ficou em terceiro. As quadrilhas vencedoras receberam R$ 150 mil em dinheiro.

O coordenador da Matutos na Roça, José Carlos da Silva, conhecido como “Carlinhos”, expressou sua alegria pela conquista do grupo, composto por 120 integrantes da comunidade. “Trabalhamos muito para chegar até aqui, e todos estão de parabéns por levar ao tablado a emoção do nosso enredo”, disse.

Com a vitória, a Matutos na Roça representará o Acre no concurso nacional de quadrilhas em Canaã dos Carajás (PA). Apesar de duas das três finalistas terem contestado o resultado no sábado, 28, apontando falhas de apresentação, a Matutos na Roça foi consagrada vencedora no domingo.
The post Campeãs do 23º Concurso Estadual de Quadrilhas brilham no encerramento do Arraial Cultural 2025 appeared first on Noticias do Acre.