Entre os pleitos, retorno do IML ao município, iluminação do trecho urbano da BR 364 e telefonia móvel ao Bom Futuro
Durante o 1º Encontro dos Legisladores Municipais do Estado de Rondônia, promovido pela Escola do Legislativo, em Porto Velho, o presidente da Assembleia Legislativa, Maurão de Carvalho (PMDB), aproveitou para se reunir com vereadores de diversos municípios e colher demandas.
Uma das reuniões foi com os vereadores de Ariquemes, Renato Padeiro (PDT) e Capitão Levi (PMDB), que solicitaram o retorno do funcionamento do Instituto Médico Legal (IML), a iluminação do trecho urbano da BR 364 e a telefonia móvel para Bom Futuro.
“Com o IML fechado, os óbitos que ocorrem de causas não-naturais acabam precisando de perícia, que é feita somente na capital. Isso tem um transtorno a mais para as famílias, além de um custo adicional em torno de R$ 200. Precisamos do retorno do serviço em Ariquemes, atendendo toda a população do Vale do Jamari”, explicou Padeiro.
Maurão declarou que tratará do assunto com o governador Confúcio Moura (PMDB). “Ele, que é um governador sensível, com certeza irá buscar uma solução para esta demanda. Os serviços do IML são essenciais e precisam ser restabelecidos em Ariquemes”, completou.
Capitão Levi apresentou o pedido para que o deputado intermediasse junto ao senador Valdir Raupp (PMDB) e a deputada federal Marinha Raupp (PMDB) a destinação de emenda para a implantação da iluminação no trecho urbano da BR 364.
“Ariquemes é a única cidade no eixo da rodovia que não tem iluminação em seu trecho urbanizado. Isso causa transtornos e acaba favorecendo a ocorrência de acidentes, sem contar na insegurança para quem transita a pé ou de bicicleta, por exemplo”, argumentou Levi.
Os vereadores reivindicaram, ainda, a destinação de emenda para aquisição de um caminhão que atenda a Associação dos Pequenos Produtores Rurais da Comunidade São Jorge (Asjor), onde 40 famílias trabalham com o plantio de mandioca e a produção de farinha.
Bom Futuro
Ao finalizar, Levi e Padeiro apresentaram a necessidade de instalação de uma torre de telefonia móvel no distrito de Bom Futuro. “Lá, residem cerca de 8 mil famílias e os moradores reclamam da falta de comunicação”, relatou Levi.
Maurão disse que uma empresa venceu a licitação para implantar a telefonia celular, mas não conseguiu levar o benefício para todos os distritos. “Essa é uma situação que precisa ser resolvida e estamos buscando, junto ao governo, uma saída para o impasse e garantirmos a instalação das torres e a comunicação nas localidades”, finalizou o presidente.
Fonte:Decom