Em continuidade às ações de fortalecimento da Política Estadual de Assistência Social, o governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado da Assistência Social e Direitos Humanos (SEASDH), realiza de 25 a 29 de agosto, em Cruzeiro do Sul, a capacitação das novas turmas do Programa Nacional de Capacitação do Sistema Único de Assistência Social (CapacitaSuas).
As aulas são realizadas no Centro de Educação Profissional e Tecnológica do Juruá (Ceflora) e são ministradas por professores do Instituto Estadual de Educação Profissional e Tecnológica (Ieptec), parceiro na atividade. O curso é aplicado pela manhã e tarde e tem carga horária de 40 horas.

A vice-governadora do Acre Mailza, também titular da SEASDH, participou da aula inaugural na segunda-feira, 25, e destacou importância da assistência social na garantia de direitos às famílias.

Mailza agradeceu cada um dos servidores pela disponibilidade e reafirmou o compromisso do governo do Acre com o fortalecimento da Assistência Social. “Vocês são muito importantes nesse processo, pois alcançam diretamente as famílias e indivíduos, refletindo melhoria nos serviços socioassistenciais nos municípios acreanos”.
Assistência Social qualificada em todo o Juruá
Naisla da Silva, assistente social de Mâncio Lima há 16 anos e presidente do Conselho Municipal de Assistência Social está fazendo o curso de Controle Social, que fiscaliza a política de assistência social. “Essencial para quem atua nos Cras e Creas. Vamos sair atualizados para ofertar um trabalho melhor, com mais qualidade aos usuários, que são os nossos protagonistas. Agradecemos ao governador Gladson, a vice, Mailza, que tambem é secretária da SEASDH, ao Ieptec, todo mundo por essa oportunidade”, disse.

Passados doze anos após a primeira etapa, a qualificação em 2025 conta com 190 cursistas matriculados e está dividida em cinco turmas. Ao longo da semana, os profissionais de sete municípios estão focados em ampliar o conhecimento sobre o Sistema Único de Assistência Social (Suas), com temas que versam sobre: proteção social básica e especial, controle Social, gestão financeira e orçamentária do Suas.
Já Rosa Lima coordena o Bolsa Família e Cadastro Único (CadÚnico), em Cruzeiro do Sul e reforçou o quanto a capacitação melhora os serviços. “Temos um fluxo grande de pessoas que entram e saem do programa, e para isso a gente precisa estar preparado. Estou há cinco anos trabalhando na área, mas me sinto aluna, pronta para as atualizações. Isso é cuidado com o servidor, que vai entregar um serviço melhor à comunidade”, afirmou.

Com a centralização do curso em Cruzeiro do Sul, é possível promover um espaço de diálogo diversificado, em que os cursistas compartilham experiências da própria realidade.
CapacitaSuas no Juruá
Na passagem pela região do Juruá, as cinco turmas do CapacitaSuas contaram com profissionais dos seguintes municípios: Mâncio Lima, Rodrigues Alves, Porto Walter, Marechal Thaumaturgo, Feijó e Tarauacá, os dois últimos da regional Envira.
Para a secretária municipal de Assistência Social de Cruzeiro do Sul, Milca Santos, com a qualificação dessa segunda etapa, os técnicos dos municípios da região puderam compreender mais a origem e aprender como utilizar melhor os dados sociais, considerando ainda alguns fatores fundamentais, como por exemplo a realidade ou peculiaridade de cada município. “Nós temos aqui nossos Cras e Creas fortalecidos, equipes preparadas para atender média e alta complexidade, pessoas com direitos violados. Esse entrosamento permite compartilhar experiências e também soluções conjuntas”. Ela reforçou, ainda, a relevância de novos servidores receberem essa capacitação pela primeira vez.

Essa qualificação veio num momento estratégico, em que as prefeituras estão com uma gestão nova. “Temos prefeitos, secretário e secretárias de assistência, servidores que assumiram recentemente, além de concursados. O momento é oportuno para qualificar essas equipes. E para os antigos também se reciclarem. A assistência social se fortalece em todo o estado, porque servidor capacitado vai atender com mais agilidade e atender ao cidadão”, afirmou a chefe da Divisão Estadual de Gestão de Trabalho do Suas, Aldenice Pereira.

Quem também estava com boas expectativas de aplicar os conhecimentos na prática é Mayane Rosas, servidora da unidade de acolhimento Casa Abrigo Juruá, espaço dedicado ao acolhimento de mulheres vítimas de violência.

“Nessa nova edição do CapacitaSuas, vejo uma oportunidade que há muitos anos nós estávamos esperando, de ter uma nova capacitação, novas expectativas e novos conhecimentos com relação à política de desenvolvimento para o Suas”, finalizou.
The post Profissionais da Assistência Social do Juruá participam do CapacitaSuas realizado em Cruzeiro do Sul appeared first on Noticias do Acre.