sábado, 27 setembro, 2025
No Result
View All Result
Folha Nobre
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente
Folha Nobre
No Result
View All Result
Folha Nobre
No Result
View All Result

Boas práticas no sistema prisional de Rondônia atraem reconhecimento nacional

27/09/2025
in Rondônia
Boas práticas no sistema prisional de Rondônia atraem reconhecimento nacional

Rondônia está no 2º lugar no Brasil com o maior percentual de reeducandos inseridos em atividades laborais, alcançando 69,77%

A gestão do governo de Rondônia referente ao sistema prisional foi reconhecida com o Selo Resgata, concedido pela Secretaria Nacional de Políticas Penais (Senappen), que atesta as boas práticas voltadas para a reintegração de reeducandos e tem atraído outros estados a conhecerem as inovações. Rondônia está no 2º lugar no Brasil com o maior percentual de reeducandos inseridos em atividades laborais, alcançando 69,77%.

O governador de Rondônia, Marcos Rocha, ressaltou que a combinação de investimentos em qualificação profissional e oportunidades de trabalho aos reeducandos; capacitação e valorização dos servidores; e a melhoria da infraestrutura das unidades prisionais está fortalecendo no estado um ambiente favorável para a ressocialização.

Pessoas privadas de liberdade estão se qualificando dentro das unidades prisionais e trabalhando

”Aqueles que querem a ressocialização estão tendo a oportunidade de ter uma vida diferente, digna. Muitos estão se qualificando dentro das unidades prisionais de Rondônia e trabalhando e, a nossa expectativa é que escolham ter um futuro melhor e não voltem a praticar a criminalidade’’, afirmou o governador de Rondônia.

Segundo o titular da Secretaria de Estado da Justiça (Sejus), Marcus Rito, o serviço de qualificação profissional dentro das unidades prisionais em Rondônia está se inovando e fortalecendo. “As unidades prisionais do estado são ambientes voltados para dar condições à reintegração social dos internos por meio de uma gestão mais humanizada e eficiente”, destacou

ATIVIDADES EXITOSAS

São diversos cursos profissionalizantes ofertados. O mais novo curso de “Frigorífico e Piscicultura” está acontecendo na Penitenciária Estadual Aruana (PEA), em Porto Velho, em parceria com o Instituto Estadual de Desenvolvimento da Educação Profissional (Idep). A formação tem como principal objetivo ensinar técnicas de produção de embutidos e defumados, como a preparação de toucinho e salsichas.

Curso de “Frigorífico e Piscicultura” está acontecendo na Penitenciária Estadual Aruana

OFICINAS DE TRABALHO 

Também há diversas oficinas de trabalho instaladas nas unidades prisionais do estado, gerando atividades laborais de diferentes atividades, como:

  • Horta;
  • Ateliê para confecção de chinelos; e
  • Uniformes escolares.

Além disso, atualmente, o Fundo Penitenciário do Estado de Rondônia (Fupen) conta com 58 termos aditivos firmados com órgãos e municípios, gerando aproximadamente 2.328 vagas de trabalho para as pessoas privadas de liberdade.

 

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela) WhatsApp
  • Clique para imprimir(abre em nova janela) Imprimir
  • Tweet
  • Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela) Telegram
  • Clique para compartilhar no Threads(abre em nova janela) Threads
Tags: atraemboasnacionalpráticasPrisionalreconhecimentoRondoniasistema

Podcast

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

No Result
View All Result
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Visite a página Política de Privacidade.