O final da Avenida Canaã, atrás do Setor Coqueiral em Ariquemes (RO), na região do Vale do Jamari, se tornou um local muito utilizado por moradores e empresas para descarte irregular de lixo. Na tarde de sexta-feira (17), dois homens descarregavam restos de poda de árvores no local quando foram surpreendidos pela fiscalização da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Sema).
A Guarda Municipal e a Polícia Militar (PM) estiveram no local para acompanhar a autuação dos homens, que ocorreu de forma tranquila. Durante a abordagem foi constatado que o veículo usado por eles também estava com documentação irregular. Os homens foram multados em R$ 570.
O secretário de meio ambiente, Anderson De Gásperi, pediu aos moradores que façam o descarte correto quando tiverem restos de poda de árvore ou entulhos. “O morador pode deixar seu lixo no aterro sanitário gratuitamente, desde que seja como pessoa física”, relata.
O fiscal Moisés de França explica que inclusive animais domésticos mortos podem ser levados para o aterro e não devem ser jogados em terrenos baldios. Ele também chama atenção para a multa. “A pessoa ou empresa flagrada jogando lixo em local inadequado pode receber uma multa de até R$ 25 mil”, alerta o fiscal.
A secretaria possui um número de telefone para receber as denúncias de crime ambiental, o (69) 99345-7716 ou (69) 3536-1521. O morador também pode tirar uma foto do veículo que está fazendo o descarte e enviar aos fiscais da secretaria.
Do G1