quinta-feira, 11 dezembro, 2025
No Result
View All Result
Folha Nobre
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
Folha Nobre
No Result
View All Result
Folha Nobre
No Result
View All Result

Acre – Fundhacre apresenta melhor índice cirúrgico em anos, mantendo mais de 500 procedimentos mensais

09/12/2025
in Acre
Acre – Fundhacre apresenta melhor índice cirúrgico em anos, mantendo mais de 500 procedimentos mensais

A Fundação Hospitalar Governador Flaviano Melo (Fundhacre) encerra 2025 apresentando resultados que mostram a mudança vivida pela saúde pública do Acre nos últimos anos. Pela primeira vez, a instituição de Rio Branco alcançou o menor índice de suspensão de cirurgias, superando a média nacional de hospitais públicos e universitários. 

Coletiva de imprensa na Fundhacre apresentou resultados de 2025. Foto: Gleison Luz/Fundhacre

O indicador mostra quantos procedimentos deixam de ser realizados no dia marcado. Quanto menor a taxa, mais eficiente é o sistema, indicando menos atrasos, menos remarcações e mais pacientes que conseguem realizar suas cirurgias. O parâmetro mais utilizado vem da Sociedade Brasileira de Enfermeiros de Centro Cirúrgico (Sobecc), que aponta que taxas entre 10% e 20% são frequentes no sistema público, enquanto valores abaixo de 10% são considerados indicadores de excelência. 

Neste ano, um esforço conjunto entre o governo do Acre, por meio da Fundhacre e Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), com apoio do Ministério Público do Acre (MPAC) permitiu resultados inéditos. Em 2019, o hospital registrava 20,5% de suspensões. A partir de 2020, passou a apresentar uma queda consistente nesse percentual, chegando a 15,6%. Em 2024, a média já havia descido para 14,5%. Em 2025, após a reorganização interna, pactuação com o MPAC e reativação de serviços, o índice chegou a 13,5%.

Servidores e profissionais da imprensa acompanharam a apresentação. Foto: Gleison Luz/Fundhacre

Na prática, a redução das suspensões significou mais de três mil cirurgias concluídas ao longo do ano, com a eliminação de cancelamentos evitáveis, que diminuíram filas de espera. A retomada das cirurgias também foi significativa. Entre 2020 e 2025, a produção cresceu 77%: saltou de 1.607 procedimentos no primeiro semestre de 2020 para 2.849 no mesmo período de 2025. O hospital manteve, pela primeira vez, mais de 500 cirurgias realizadas mensalmente, de forma contínua.

Em coletiva de imprensa realizada nesta terça-feira, 9, a presidente da Fundhacre, Sóron Steiner, explicou que a mudança veio de muita organização e da retomada de serviços. “Conseguimos diminuir consideravelmente o índice de suspensão de cirurgias. Tivemos muitos avanços: cirurgias que estavam sem acontecer e que conseguimos retomar, como as artroplastias de quadril e joelho, próteses penianas e testiculares, cirurgias vasculares, mutirões de ginecologia e até o inédito transplante de tecido ósseo. Estamos muito felizes em alcançar essa marca”, afirmou.

Presidente da Fundhacre, Sóron Steiner mostrou os avanços e novidades. Foto: Gleison Luz/Fundhacre

A presidente também anunciou melhorias. A partir de agora, os pacientes internados na Fundação passam a contar com uma pulseira de identificação munida de QR code, que direciona para o manual de normas e rotinas da unidade e para uma pesquisa de satisfação disponibilizada em tempo real para o Ministério Público, que poderá acompanhar o nível de satisfação dos usuários em relação ao complexo hospitalar. Além disso, também foi lançado o novo modelo de crachás para acompanhantes, com o mesmo QR code. Algo simples, mas que faz toda a diferença na rotina hospitalar. 

Marco histórico para o sistema cirúrgico do Acre

Para a Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), o momento representa um salto estrutural. Centros cirúrgicos foram reabertos, e os serviços foram descentralizados, permitindo que municípios do interior também recebessem procedimentos antes disponíveis apenas na capital. Somando todas as unidades do estado, a projeção do governo é chegar ao fim de 2025 com mais de 70 mil cirurgias realizadas desde 2019.

Secretário Pedro Pascoal apontou melhorias na rede estadual como um todo. Foto: Gleison Luz/Fundhacre

O secretário estadual de Saúde, Pedro Pascoal, reforçou que o estado vive um período sem precedentes: “Eu digo que o Acre está vivendo o melhor desempenho cirúrgico da última década. Conseguimos expandir de forma significativa e descentralizada, levando a saúde para perto da população. Também ampliamos leitos, centros cirúrgicos e até uma UTI construída e reformada especificamente para o pós-operatório de alta complexidade. É um compromisso do governador Gladson Camelí e de toda a gestão”, enfatizou.

Parte desse avanço veio de um trabalho iniciado em maio, quando o Ministério Público pactuou com a Sesacre e Fundhacre um conjunto de medidas para reduzir o índice de suspensão de cirurgias. O diagnóstico identificou fatores que, embora pequenos isoladamente, geravam impacto para pacientes e equipes.

Promotor Ocimar Sales Júnior destacou o foco nos pacientes do SUS. Foto: Gleison Luz/Fundhacre

O promotor de Justiça Ocimar Sales Júnior, que atua na Promotoria Especializada de Defesa da Saúde do MPAC, destaca que o processo foi conduzido com foco no usuário do SUS. “Tínhamos uma alta taxa de suspensão, por vários fatores que foram mapeados. A partir disso, foi possível sanar essas falhas. E o que temos de ganho? Otimização dos recursos públicos e aumento do número de cirurgias. Reduzindo suspensões, aumentamos os procedimentos realizados. Para o paciente e a família, reduzimos a frustração de vir para o hospital e não conseguir operar”, explicou.

Sales reforçou que agora existe transparência total em cada caso: “Se por algum motivo, ainda houver suspensão, é preenchida uma ficha formal com todas as informações. O paciente sai sabendo o porquê. Isso traz clareza, eficiência e respeito, e o Ministério Público está muito satisfeito com os resultados”.

Acordo firmado com o MPAC estabeleceu medidas para melhorar os índices. Foto: Gleison Luz/Fundhacre

Com melhorias na estrutura, retomada de serviços e o esforço das equipes, o sistema público de saúde do Acre avançou de verdade. Em 2025, o estado fecha o ano com números acima da média nacional e com cirurgias que voltaram a ser realizadas, trazendo como resultado mais pacientes operados e filas que andam.






The post Fundhacre apresenta melhor índice cirúrgico em anos, mantendo mais de 500 procedimentos mensais appeared first on Noticias do Acre.

Agência Acre

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela) WhatsApp
  • Clique para imprimir(abre em nova janela) Imprimir
  • Tweet
  • Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela) Telegram
  • Clique para compartilhar no Threads(abre em nova janela) Threads
Tags: AcreAnosapresentacirúrgicoFundhacreindiceMAISmantendomelhormensaisprocedimentos

Podcast

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

No Result
View All Result
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Visite a página Política de Privacidade.