segunda-feira, 16 fevereiro, 2026
No Result
View All Result
Folha Nobre
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
Folha Nobre
No Result
View All Result
Folha Nobre
No Result
View All Result

Acre – Deracre inicia 2026 com 1.061 voos nos aeródromos do Acre

13/02/2026
in Acre

O governo do Acre, por meio do Departamento de Estradas de Rodagem, Infraestrutura Hidroviária e Aeroportuária (Deracre), divulgou nesta sexta-feira, 13, o Relatório de Controle Aeroportuário referente a janeiro de 2026. No período, foram contabilizados 1.061 voos nos aeródromos estaduais, distribuídos em oito municípios.

Do total registrado no mês, 930 foram voos normais, 121 operações de Tratamento Fora de Domicílio (TFD) durante o dia, 8 TFD noturnos e 2 voos com helicóptero. Os dados correspondem aos aeródromos de Porto Walter, Feijó, Manoel Urbano, Marechal Thaumaturgo, Tarauacá, Xapuri, Jordão e Santa Rosa do Purus.

Aeródromo de Feijó registra maior volume de voos no estado. Foto: Ascom/Deracre

O aeródromo de Feijó concentrou o maior número de operações, com 449 voos. Em seguida aparecem Tarauacá (196), Marechal Thaumaturgo (134) e Jordão (123). Também foram registrados 82 voos em Santa Rosa, 51 em Porto Walter, 22 em Manoel Urbano e 4 em Xapuri. As operações incluem deslocamento de pacientes, transporte de equipes de saúde, envio de insumos e atendimento a demandas administrativas e logísticas nos municípios de difícil acesso.

“Estamos falando de 1.061 voos em apenas um mês. Isso significa paciente sendo removido, médico chegando ao interior e suprimento não ficando parado. No Acre, a aviação sustenta o atendimento onde a estrada nem sempre alcança. Manter essa operação ativa é garantir a presença do Estado nos municípios mais isolados”, afirmou o governador Gladson Camelí.

Governador Gladson Camelí destacou a importância dos aeródromos para a população acreana. Foto: José Caminha/Secom

A presidente do Deracre, Sula Ximenes, destacou que os dados refletem a necessidade da aviação regional no Acre. “Quando a gente olha para 1.061 voos em um único mês, estamos falando de uma operação que não pode parar. O TFD não espera, o paciente não espera. Manter esses aeródromos funcionando é garantir que o interior não fique desconectado do atendimento que precisa”, destacou Sula Ximenes.

Presidente do Deracre, Sula Ximenes, reforça compromisso do governador Gladson Camelí com a mobilidade aérea regional. Foto: Gabriel Freire/Deracre

O desempenho do mês mantém a média operacional observada nos últimos anos. Em 2025, foram contabilizados 11.906 voos, frente a 9.162 em 2024 e 7.123 em 2023, totalizando 28.191 operações acumuladas desde 2023. Os dados reforçam o papel dos aeródromos como estruturas estratégicas para garantir mobilidade, integração regional e suporte às ações de saúde no interior do estado.

Agência Acre

Compartilhe isso:

  • Compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela) WhatsApp
  • Imprimir(abre em nova janela) Imprimir
  • Tweet
  • Compartilhar no Telegram(abre em nova janela) Telegram
  • Compartilhar no Threads(abre em nova janela) Threads
Tags: AcreaeródromosDeracreinicianosvoos

Podcast

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

No Result
View All Result
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Visite a página Política de Privacidade.