O deputado Adelino Follador (DEM) requereu à Mesa Diretora da Assembleia Legislativa, na terça-feira (16), a realização de uma Audiência Pública para discutir quanto a situação da Usina de Nitrogênio do Estado de Rondônia, que poderá ter seu funcionamento interrompido pela Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater).
Segundo justificativa, o pedido visa atender à reivindicação de pecuaristas criadores de gado de leite e de corte de Porto Velho e Ariquemes, que serão diretamente afetados caso o funcionamento das usinas seja descontinuado. “Há uma preocupação generalizada entre os pecuaristas, que utilizam o nitrogênio no processo de transporte de sêmen do gado em suas propriedades”, afirmou o parlamentar.
Adelino exaltou em seu requerimento que a usina instalada no Estado já trabalha com sua capacidade reduzida. Ainda segundo o documento, Follador afirma que o técnico Francisco Bastos, que trabalha com a Emater, disse que o governo do Estado tem todo o interesse em melhorar o desempenho da unidade, porém existem dificuldades em encontrar empresas que façam a manutenção apropriada. “De acordo com o técnico, não existe uma empresa na região com capacidade técnica reconhecida para realizar a manutenção, porém nós queremos fazer o possível para que ela continue a funcionar”, ressaltou o deputado.
A Audiência Pública está marcada para acontecer no dia 22 de Junho, às 9h, no plenário da Casa.
Usina
A unidade foi instalada em Rondônia há 17 anos, na capital, com capacidade para produzir até 40 mil litros de nitrogênio por ano. Porém, no ano de 2016, a usina local produziu apenas 29 mil litros, por dificuldades com a manutenção de suas máquinas.
Além de atender os produtores locais, o nitrogênio produzido também atende ao Laboratório Central (Lacen), o Hospital Santa Marcelina e o Instituto de Pesquisas em Patologias Tropicais de Rondônia (Ipepatro) que é incorporado à Fundação Oswaldo Cruz, além de outras instituições de pesquisa. O material também é usado no transporte de órgãos e tecidos para exames e transplantes.
ALE/RO – DECOM