Enquanto muitas cidades brasileiras diminuem os gastos para pagar as contas mais simples e priorizarem investimentos em saúde, educação e infraestrutura, parece que há outras prioridades na Prefeitura de Monte Negro, mesmo com a situação crítica: fechamento de escolas, buracos tomando conta das principais ruas do Centro da cidade, escuridão nas vias, estradas vicinais em péssimas condições e paralisação da realização de cirurgias no hospital municipal. Também há a situação envolvendo mais de 300 mil reais com festas e lazer que o Poder Executivo abriu licitações recentemente, conforme o Jornal Eletrônico Rondôniavip divulgou.
A equipe de reportagem verificou no Portal da Transparência que somente no mês de maio, o prefeito Evandro Marques (DEM) recebeu mais de 8 mil reais em diárias para viagens para fora do estado, sendo uma para a Marcha dos Prefeitos, em Brasília (DF), e outra em São Paulo (SP), para participar da exposição “APAS Show”, que ocorreu nos dias 02 a 05 de maio, no salão Expo Center Norte.
Conforme aponta o empenho n° 713, que libera o pagamento ao prefeito, o “VALOR QUE SE EMITE REFERENTE A DIÁRIAS PARA DESLOCAMENTO ATÉ A CIDADE DE SÃO PAULO-SP, PARA PARTICIPAR DA FEIRA COM GRANDES EMPRESÁRIOS COM INTUITO DE BUSCAR INVESTIMENTO PARA O MUNICÍPIO DE MONTE NEGRO-RO, COM IDA NA DATA DE 01/05/2017 E RETORNO NA DATA DE 06/05/2017”.
Em consulta ao site oficial da “APAS Show”, constatamos que se trata de uma feira voltada para supermercadistas onde há amostras de lançamentos de produtos, as últimas novidades e as tendências do mercado. Esta feira ainda teve o patrocínio da AmBev, multinacional do mercado de bebidas.
A descrição da feira também vai além: “reconhecida mundialmente como a maior feira supermercadista da atualidade, a APAS Show reúne toda a cadeia supermercadista do Brasil e do exterior em um evento segmentado, com expositores de diversos países. Além de ser um encontro para relacionamento e negócios, a APAS Show é uma grande oportunidade para ver lançamentos de produtos, as últimas novidades e as tendências do mercado. É a oportunidade perfeita de aparecer para os maiores do mercado e ampliar suas perspectivas de negócios. Sucesso absoluto em 2017, a APAS Show ofereceu diversos benefícios para o universo supermercadista, tanto para expositores quanto para visitantes e patrocinadores. Nesse ano, a AmBev, patrocinadora Platinum do evento, teve novamente uma ampla visão da enriquecedora parceria”.
Em resumo: é um evento voltado para donos de supermercados e grandes empresas, ou seja, trata-se de uma atividade de cunho estritamente privado, onde o interesse público parece que passou longe.
Logo em seguida, o prefeito Evandro Marques, entre os dias 14 a 19 de maio, ainda teve disposição para ir até Brasília participar da Marcha dos Prefeitos em Brasília, onde somou mais um gasto de R$ 4.050,00 (quatro mil e cinqüenta reais). Somada com a despesa da ida até São Paulo, somente em maio, os gastos superaram os 8 mil reais. O chefe do Poder Executivo ainda tem um salário de 18 mil reais por mês, ou seja, em maio, com o pagamento de diárias, atingiu quase a metade dos seus vencimentos mensais.
Falta de interesse para explicar
Durante dois dias, o Rondôniavip tentou entrar em contato diretamente com o prefeito Evandro Marques, por meio do telefone do gabinete: 3530-3110. Na segunda-feira (29), fomos informados que ele não iria até a sede da Prefeitura, já que estava em Ariquemes.
Na terça (30), assessores do gabinete do prefeito nos falaram que ele estava na linha 46 e que voltaria somente no final da tarde, mas que dariam um posicionamento sobre o pagamento das diárias assim que ele retornasse a Monte Negro.
Até o momento do fechamento desta matéria, já no início da madrugada desta quarta-feira (31), ninguém entrou em contato conosco.
Fonte: Rondoniavip