Alguns empresários procuraram o site nesta semana para relatar uma grande dificuldade em emitirem notas fiscais eletrônicas em Ariquemes. De acordo com eles, o motivo seria uma instabilidade no software que está apresentando erros. “Esse problema vem acontecendo há pelo menos três meses, mas agora, piorou”, apontou Emerson Barbosa, que tem uma pequena empresa de manutenção de equipamentos de informática.
Na quarta-feira (31), um dono de uma pequena construtora afirmou que tentava fazer uma nota fiscal, mas não consegue. “Tento por várias vezes e nada. Preciso fazer essa nota com data de hoje [quarta-feira]. Eu terei problemas se não conseguir. Pode até ser que consiga, mas tenho que tentar fazer várias vezes”, desabafou Márcio Alves.
Também há relatos em um grupo do WhatsApp de que uma empresária apontou que algumas notas fiscais eletrônicas estão saindo com datas de até cinco dias antes que a data de emissão.
Resolução das dores de cabeça
Por meio de uma nota enviada pela assessoria de comunicação, “a Prefeitura Municipal de Ariquemes vem a público informar que, na tarde desta quarta-feira (31), o sistema voltou a funcionar. No entanto, os trabalhos de atualização continuam para que o Sistema de emissão de Notas fiscais não volte a ficar inoperante”.
O comunicado ainda “esclarece que o sistema apresenta inconsistências desde a migração realizada em maio de 2016, ocasionando diversos transtornos a gestão, tanto na prestação de serviços à sociedade quanto em processos internos. Os problemas vêm se agravando e a atual administração instaurou, em janeiro de 2017, um processo para apuração dos prejuízos e já aplicou penalidades aos responsáveis”.
Por fim, “a Prefeitura Municipal vem implementando medidas corretivas em conjunto com a empresa prestadora do serviço para que os erros sejam sanados. Neste ato, a Prefeitura Municipal de Ariquemes lamenta o ocorrido e reitera seu compromisso em continuar com os trabalhos de fiscalização para garantir que a prestação do serviço continue estável, sem novas interferências”.
Felipe Corona
Fonte:Rondoniavip