domingo, 18 maio, 2025
No Result
View All Result
Folha Nobre
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente
Folha Nobre
No Result
View All Result
Folha Nobre
No Result
View All Result

The Economist cita Doria como ‘sério candidato’ a 2018

19/06/2017
in Brasil

A revista britânica The Economist publicou um artigo na última quinta-feira, 15, em que cita o prefeito de São Paulo, João Doria (PSDB), como um “sério candidato” às eleições presidenciais de 2018. Segundo a publicação, que leva o título “Quem vai sobreviver ao abandono político do Brasil?” (tradução livre), os escândalos de corrupção abririam espaço para os recém-chegados na política.

O texto começa com uma comparação a Donald Trump, já que ambos se tornaram conhecidos por apresentarem o programa de televisão “O Aprendiz”. A revista diz que Doria tem o “suave charme” de um comunicador profissional, com um “ar metrossexual”. Os primeiros meses de sua gestão são mencionados, com destaque para o corte da lista de espera nos hospitais e a ação na Cracolândia – que, a publicação lembra, os críticos dizem que apenas “dispersou o problema”.

Para a revista, a possibilidade de Doria disputar como candidato em 2018 “diz muito sobre a maneira pela qual as investigações de corrupção e a quebra econômica derrubaram a classe política”. A publicação cita a condenação do ex-governador do Rio Sérgio Cabral, as acusações contra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e contra o senador Aécio Neves (PSDB) e o impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff (PT). A investigação contra o presidente Michel Temer (PMDB), após a delação da JBS, também é destaque da revista, que cita que o julgamento no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que livrou o presidente de uma cassação e diz que ele pode “sobreviver até as eleições presidenciais do próximo ano”.

Neste cenário, a “eleição poderia se tornar uma disputa entre pessoas de fora, com o risco de um candidato populista explorar o vácuo político”, afirma o artigo.

O governador Geraldo Alckmin, que é chamado pela publicação de “poderoso e moderado” e “mentor político de Doria”, também é destacado como candidato a 2018. Mas a revista coloca um porém. “Quase todos os que estiveram na política por algum tempo correm o risco de serem incluídos no escândalo porque as doações não declaradas eram a regra”, diz o artigo.

“Este é o motivo para Doria, que é um ‘insider’ e um novato político, ter uma chance, embora suas credenciais possam ser frágeis”, diz o texto, que destaca que o mesmo pode acontecer com outros políticos jovens que ainda não têm uma impressão no cenário nacional.

Nas redes sociais, Doria comemorou o artigo, sem fazer referência a 2018. “Mais um excelente artigo em publicação internacional, dessa vez na Revista The Economist. Seguimos com nosso trabalho sério e convictos que estamos apenas no início de uma longa caminhada rumo a uma cidade melhor e mais digna para os paulistanos”, escreveu em seu Instagram. Até o momento, o prefeito nega uma candidatura às próximas eleições presidenciais.

Fonte:Estadão

Compartilhe isso:

  • WhatsApp
  • Imprimir
  • Tweet
  • Telegram
  • Threads
Tags: DoriaEconomistJoão Dória

Podcast

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

No Result
View All Result
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Visite a página Política de Privacidade.