Na noite de segunda-feira (3), o deputado Adelino Follador (DEM) participou de uma reunião na Quadra de Esportes Armando Carvalho, em Monte Negro, para discutir com autoridades municipais, estaduais e a população do município, sobre a segurança da cidade.
O parlamentar estava acompanhado do prefeito Evandro Marques (DEM); do secretário adjunto da Sesdec, Luiz Roberto de Mattos; do delegado regional, Rodrigo Duarte; do comandante do 7º BPM, Major Farias; do deputado Alex Redano (PRB); do prefeito de Buritis Roni Irmãozinho (PDT), além de vereadores de Ariquemes e Buritis.
A proposta do evento foi feita pela professora Maria de Lurdes, que apresentou como tema central a instalação de uma Delegacia de Polícia Civil em Monte Negro. Cerca de 200 pessoas compareceram à reunião.
Moradores narraram fatos acontecidos na comunidade, incluindo casos de tortura e humilhação em poder de marginais e pediram providências às autoridades. Os representantes da Polícia Civil foram didáticos ao explicar como está o processo de implantação da delegacia e sobre as ações e planos para o combate à violência na região, respondendo a questionamentos de alguns participantes.
Adelino Follador disse lamentar a ausência de autoridades com poder de decisão imediata, especialmente do Judiciário e da bancada federal.
“Acredito que esta é uma discussão que deve abranger vários setores da administração, principalmente da esfera federal. Há poucos dias, mencionei na tribuna da Assembleia Legislativa sobre a lei do desarmamento. Precisamos rever isso, pois as leis parecem favorecer mais o bandido do que as pessoas de bem”, declarou Adelino.
O parlamentar concluiu afirmando que outra medida que deve ser tomada com urgência se refere a políticas públicas de longo prazo, voltadas à educação.
Na manhã desta quarta-feira (5), Adelino Follador visitou as escolas Balão Mágico e Aldemir Lima Catanhede, nos bairros Marechal Rondon e Jorge Teixeira, em Ariquemes.
“O propósito foi observar como está o funcionamento dessas escolas e, através das diretoras, nos colocar à disposição para auxiliá-las no que estiver ao nosso alcance”, concluiu o deputado.
Fonte: Assessoria