terça-feira, 8 julho, 2025
No Result
View All Result
Folha Nobre
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente
Folha Nobre
No Result
View All Result
Folha Nobre
No Result
View All Result

Rondônia implanta Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal

26/07/2017
in Rondônia

As pequenas e médias plantas frigoríficas poderão vender diretamente a carne no mercado brasileiro a partir da implantação, pelo governo de Rondônia, do Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (SISBI-POA). Atualmente esses frigoríficos são limitados a vender nos respectivos municípios e/ou dentro do estado.

Nesta quarta-feira (26), em Ji-Paraná, técnicos da Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril do Estado de Rondônia (Idaron) reuniu representantes de diversas regiões do estado de doze indústrias de laticínios e de frigoríficos. O objetivo do encontro foi para explicar como funciona e a importância da implantação do sistema, que vai potencializar a abertura de novos mercados gerando mais empregos e rendas.

A implantação do SISBI-POA em Rondônia entra na terceira etapa em agosto, quando o governo estadual deverá encaminhar à Assembleia Legislativa legislação que determina as normas e adequações de funcionamento dos pequenos e médios frigoríficos, além de normatizar também outros segmentos produtivos de origem animal.

“As duas primeiras etapas já foram vencidas. Vamos avançar mais visando o aquecimento da economia na agropecuária, um dos maiores legados do governador Confúcio Moura”, disse o deputado estadual Laerte Gomes, referindo às outras duas legislações aprovadas na Casa Legislativa este ano e que tratam da reestruturação da Idaron com foco no SISBI-POA.

Para que o pequeno e o médio industrial possam vender os produtos conforme se propõe na metodologia do SISBI-POA, ele terá de adequar as instalações e infraestruturas das empresas conforme será normatizado pela Lei da Inspeção, que deverá ir a votação em sessão legislativa estadual em agosto. “Estamos extraindo da legislação nacional e adequando a realidade de Rondônia”, explicou a técnica da Idaron, a fiscal agropecuária Caroline Cadamuro, na reunião em Ji-Paraná.

Outros produtos de origem animal, como laticínios e mel, por exemplo, também poderão ser comercializados em âmbito nacional após a regulamentação do SISBI-POA, a exemplo do funcionamento do sistema em outros nove estados brasileiros. “Momento de crise é momento de criar. O governo de Rondônia está criando oportunidades”, disse o presidente da Idaron, Anselmo de Jesus.

Rondônia é o sexto maior rebanho do País com 13 milhões de cabeças de bovinos. Em 2016 abateu 2.784.801 animais inspecionados pela Idaron e pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), mais de 11% em relação aos abates registrados em 2015.

Fonte:SECOM

Tags: Origem AnimalRondonia

Podcast

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

No Result
View All Result
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Visite a página Política de Privacidade.