Um estudo publicado no British Journal of Sports Medicines sugere que o açúcar pode ser tão viciante quanto a cocaína, o que significa que pode provocar ânsias, vontade de comer sem parar e sintomas semelhantes aos que surgem a um toxicodependente em abstinência – como depressão e distúrbios comportamentais.
Os especialistas estão preocupados com o consumo excessivo de açúcar, especialmente nas crianças, uma vez que o consumo médio é cerca de três vezes superior ao recomendado – a dose diária recomendada é de 90 gramas para um adulto com uma dieta diária de duas mil calorias. Este consumo excessivo pode levar a obesidade, cáries, diabetes tipo 2 e doenças cardiovasculares.
Para o seu estudo os investigadores do Saint Luke’s Mid-America Heart Institute analisaram pesquisas anteriores sobre o açúcar e a dependência e concluíram que o açúcar refinado e as drogas opiáceas despertavam uma resposta semelhante do sistema de recompensa do cérebro, ambos levando o cérebro a liberar dopamina e outras substâncias de indução de prazer. Quando o corpo se habitua a esta resposta, necessita de doses cada vez maiores, levando à dependência.
Fonte:Notícias ao Minuto