Aulas de libras são implantadas em escola pública de Ariquemes.
A prefeitura de Ariquemes, por meio da Secretaria Municipal de Educação – SEMED vem desenvolvendo um projeto de inclusão social com alunos da escola Jorge Teixeira. A Língua Brasileira de Sinais (libras) passou a fazer parte da rotina de ensino de mais de 300 estudantes.
Criada para facilitar a comunicação com deficientes auditivos, os sinais são marcados por movimentos específicos realizados com as mãos, combinados com expressões faciais e corporais. A princípio o projeto “piloto” foi implantado na escola, para atender uma demanda interna da unidade, que tem uma professora e três (03) alunos com deficiência auditiva.
De acordo com a coordenadora do projeto, Ducileide Barbosa, as aulas são ministradas uma vez por semana por um intérprete e uma professora de língua portuguesa. São apresentadas aos estudantes, noções básicas de saudações, as letras do alfabeto, além de musicas e brincadeiras. “Aprender essas noções é importante para que possamos ampliar nossa comunicação, estamos satisfeitos com os resultados.” Enfatizou Ducileide.
Segundo a Secretaria da SEMED, Cleuzeni Maria de Jesus, a Libras é a segunda língua mais falada no Brasil e, por isso, o idioma é importante para a comunidade escolar. “Hoje cresce cada vez mais o número de alunos com deficiência auditiva nas salas de aulas, isso se deve as constantes campanhas de inclusão social que a nossa Secretaria promove. Todos devem ter acesso ao ensino de qualidade. Nós queremos o melhor para nossas crianças.” Disse Cleuzeni.
Além das aulas com a turma, os estudantes com deficiência auditiva recebem atendimento específico em horário oposto para garantir a qualidade no aprendizado. Continuar promovendo a inclusão social de todos os alunos da Rede Municipal é um compromisso da Prefeitura de Ariquemes.
Fonte: PMA