segunda-feira, 19 maio, 2025
No Result
View All Result
Folha Nobre
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente
Folha Nobre
No Result
View All Result
Folha Nobre
No Result
View All Result

Provérbios 29:17 – Castiga o teu filho, e te fará descansar e dará delícias à tua alma

29/09/2017
in Estudos de Provérbios

[bloqueador2]Pais tolos com frequência dizem, “Desta vez, passa. Se fizer de novo, vai ter.” Que idéia perigosa! Ignorar o problema não faz com que ele vá embora! Ignorando a conduta pecaminosa reforça-a na criança! Será mais difícil corrigir depois! Como também será mais fácil para os pais procrastinarem da próxima vez. E antes de se darem conta disso eles estabeleceram o terrível ato de fazer vista grossa ao mau comportamento da criança.

Muitos pais fazem vista grossa à conduta pecaminosa com o objetivo de preservar a paz doméstica. Eles anseiam pela paz no lar. Eles esperam que ao darem à criança alguma liberdade eles manterão as coisas calmas e confortáveis. Eles estão terrivelmente enganados! O provérbio ensina que descanso e prazer dependem da correção das crianças, não a acomodação com elas! Apesar de buscarem a paz, muitos pais terminam perdendo-a! Uma breve perda de paz para corrigir uma criança é um baixo preço para a paz a longo prazo.

O pai mais sábio que você jamais conhecerá, o Rei Salomão, alertou contra o afrouxar da disciplina da criança. Ele escreveu, “A vara e a repreensão dão sabedoria, mas o rapaz entregue a si mesmo envergonha a sua mãe.” (Pv 29:15). A regra é simples; as consequências são terríveis. A dor e a vergonha que algumas mães têm sofrido são enormes. E por quê? Elas escolheram o caminho do comprometimento e não corrigiram seus filhos com rígido amor.

A vara e a repreensão corrigirão e treinarão as crianças para dar um retorno de alegria maravilhosa aos seus pais. A promessa é certa: “Instrui o menino no caminho em que deve andar, e, até quando envelhecer, não se desviará dele.” (Pv 22:6). “A estultícia está ligada ao coração do menino, mas a vara da correção a afugentará dele.” (Pv 22:15). Não procrastine! Todas as vezes que você adia o inevitável, você prejudica seu filho e sacrifica o seu futuro prazer.

Se você ama os seus filhos, você os salvará agressivamente de vidas desvirtuadas (Pv 3:12; 23:13-14). Você não deve adiar esta grande questão. “O que retém a sua vara aborrece a seu filho, mas o que o ama, a seu tempo, o castiga.” (Pv 13:24). A seu tempo significa fazê-lo logo, rapidamente antes que seja tarde demais. “Castiga teu filho enquanto há esperança, mas para o matar não alçarás a tua alma.” (Pv 19:18). Somente o ódio e a ignorância preguiçosa podem fazer com que você adie as providências. São estes e outros pecados dos pais que desovaram a geração mais egoísta da história.

Seu Pai no céu excede em sabedoria a Salomão. Ele só pratica a disciplina perfeita da criança (Pv 3:11-12; Sl 119:75; Hb 12:5-17; Ap 3:19). Com o objetivo de aperfeiçoá-lo, Ele usa de vários meios para punir os seus pecados. E que maravilhoso privilégio é este, pois Ele não corrige aqueles que nunca amou ou adotou (Hb 12:6-8; ICo 11:32). Esta é a prova do Seu amor; é para o seu benefício; e você deve se alegrar nela (Sl 119:67,71; Rm 5:3-5; Tg 1:2-4).

[/bloqueador2]

Compartilhe isso:

  • WhatsApp
  • Imprimir
  • Tweet
  • Telegram
  • Threads

Podcast

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

No Result
View All Result
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Visite a página Política de Privacidade.