Na manhã desta terça-feira (03) a Empresa Nascentes do Xingu, por meio da Concessionária Águas de Ariquemes, em parceria com a Prefeitura Municipal reinauguraram a Estação de Tratamento de Água ETA- Rio Jamari. A unidade atende a todos os padrões de potabilidade pela portaria nº 2914 de 12 de dezembro de 2011 exigidos pelo Ministério da Saúde
A ação restabelece de uma nova fase no saneamento básico no município. A nova estação de tratamento tem capacidade para produzir 16 milhões de litros de água por dia, aumentando em 100% a capacidade de água tratada. Houve ainda a reforma da ETA de concreto, recuperação de poços, substituição de bombas, registros e equipamentos dos sistemas, além de reformas na casa de química, deposito e laboratório.
Todo sistema é automatizado e controlado por computadores que gerenciam a atividade da estação. São realizadas análises técnicas da água a cada 1 hora, considerando a turbidez, cloro, PH, flúor.
De acordo com o Diretor-Presidente da “Águas de Ariquemes”, Themis de Oliveira, a projeção é que nos próximos anos o município tenha um desenvolvimento sustentável trazendo mais saúde e qualidade de vida para os moradores. “Nós estamos investindo para proporcionar o melhor para a população Ariquemense, água tratada e saneamento são itens básicos que garantem a saúde dos moradores, é um direito da comunidade.” Disse Themis.
Durante a cerimônia de reinauguração, o Prefeito de Ariquemes, Thiago Flores, ressaltou a importância de ouvir os anseios da comunidade. “Nós temos recebido muitas reclamações quanto à qualidade da água em alguns locais da cidade, temos solicitado que a Agência Reguladora acompanhe fiscalizando de perto as ações da concessionária, a estação de tratamento é um passo muito importante para a saúde pública de Ariquemes, isso é apenas o começo de um projeto grandioso.” Enfatizou Thiago.
Fonte: PMA