Bosco da Federal, como é conhecido o agente de Polícia Federal João Bosco Costa, é um forte candidato a senador nas eleições de 2018. Caso eleito, Bosco será o primeiro representante da PF a adentrar a câmara alta do Congresso Nacional do Brasil.
Bosco reúne, no currículo, atuações públicas de destaque. Foi vereador de Porto Velho, secretário adjunto de Justiça de Rondônia, presidente do Instituto de Previdência do Município de Porto Velho (IPAM) e presidente da Comissão de Constituição e Justiça da Casa de Leis.
Aposentado desde 2013, o policial também construiu uma carreira sólida no Departamento de Polícia Federal. “Foi atuando na Polícia Federal que adquiri conhecimentos sobre gestão pública. A partir de então despertei para a política, pois percebi que só com o conhecimento, a vontade e o respeito pela atividade pública é possível contribuir para o bem-estar da sociedade”.
Federação quer ampliar representatividade da PF no Congresso
Em 2018, a Federação Nacional dos Policiais Federais vai colocar em prática seu projeto para ampliar a representatividade dos policiais federais e dos profissionais de segurança pública no Congresso Nacional e nas câmaras legislativas e municipais. A iniciativa é uma resposta às diversas manifestações populares, feitas junto à Fenapef, para que a Federação indicasse e divulgasse o nome dos policiais federais que participarão das próximas eleições.
Na avaliação de Boudens, os policiais federais conquistaram a credibilidade da sociedade e mostraram que estão comprometidos com uma mudança no cenário político-institucional. “Os brasileiros estão decepcionados com a política e depositaram suas esperanças de um País mais justo nos Policiais Federais, que podem contribuir seja no combate efetivo à corrupção e à criminalidade, seja com uma atuação política firme”, destacou.