A Deputada Federal, Mariana Carvalho (PSDB) assumiu na tarde dessa segunda-feira (26/10) na Câmara Municipal de Vereadores de Porto Velho, o compromisso de lutar pelo piso nacional na área de odontologia. Sua declaração se deu durante a entrega da Moção de Aplausos aos profissionais desse segmento pelo Dia Nacional do Dentista comemorado no domingo, inclusive a propositura foi dos edis Alan Queiróz (PSDB) e Ana Negreiros (PMDB).
Durante sua fala destacou o pioneirismo da FIMCA por instalar em 1998 o Curso de Odontologia no município, o qual fez com que muitos portovelhenses estudassem perto de sua família ao invés de irem para outra cidade. “Eu tento sempre em todos os momentos de minha vida está com um sorriso na face, nesta Casa defendi grandes sonhos, hoje na Câmara não alcancei a todos, mas continuo lutando para alcançá-los” acrescentou.
Por outro lado, revelou que a demanda de Deputada federal é grande e vai além de emendas parlamentares. Reafirmou que a partir dessa data estaria abraçando a causa a nível nacional, inclusive que ainda essa semana fará um discurso na tribuna Câmara. “Independente de partidos políticos fiz amigos que mesmo não caminhando ao meu lado nas campanhas os considero, pois não devemos perder uma amizade diferenças de agremiação política” concluiu.
Piso
A Diretoria da Federação Nacional dos Odontologistas (FNO) reivindica o cumprimento da lei 3999/1961, a qual dispõe sobre o piso salarial dos Cirurgiões-Dentistas e Médicos e que em com base no Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) resulta no valor de R$ 11.675,94 para 20 horas semanais de trabalho. Assim, a classe em todo Brasil vem defendendo dois Projetos de Lei que são: o PL 2750/11 e o PL 3734/08 que altera a lei n.º 3.999.
Mesa
A mesa dos trabalhos foi composta pelo presidente da Câmara de Vereadores, Jurandir Bengala (PT); os proponentes da Moção de Aplausos; Aílton Cavalcante dos Santos, presidente do Conselho Regional de Odontologia (CRO); Maria Socorro da Fonseca, Chefe de Saúde Bucal do Município; Maurício da Costa Soares, representante do Hospital Ary Pinheiro (Base); Ana Carolina da FIMCA; Juliane Muniz Miranda, Conselheira da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil/RO);
Fonte: RONDONIANOAR