Continuam as ações para a implantação do Agroturismo em Ariquemes e Região. A partir da próxima semana, a Prefeitura Municipal, disponibilizará 10 agentes devidamente treinados e identificados, para a coleta de dados relacionados aos diversos tipos de turismo que podem ser explorados na região. A ação será feita em pontos estratégicos do município onde se concentram maior número de pessoas de vários bairros da cidade.
O diagnóstico possui cinco frentes de pesquisa. A frente C1 que será realizada nos próximos dias, tem objetivo de entrevistar apenas moradores de Ariquemes. Outras frentes irão mapear os turistas que passam pelo município tanto a negócios e em busca de tratamento de saúde, quanto a passeio e outros interesses que motivam a visita à cidade.
O questionário a ser respondido é sigiloso e não requer dados pessoais dos participantes. A intenção é conhecer as potencialidades mercadológicas do Agroturismo na região do Vale do Jamari, descobrir novos nichos de mercados a serem explorados, identificar os anseios dos moradores por lazer e ainda obter dados para traçar estratégias de fomento a economia local. Segundo Silaine Guedes, Secretaria de Governo, esta pesquisa e diagnóstico servirão como norteadores pois trarão informações reais do setor e apontará onde as ações de governo poderão ser reforçadas para alcançar resultados melhores e mais rápidos.
Vale lembrar que, desde o inicio do ano, já foram realizadas 08 reuniões com empresários dos setores de hotelaria, restaurantes, lanchonetes, agroindústrias, aviação civil e agências de viagens, sendo que o engajamento conjunto do setor privado é primordial para que o município se torne referência principalmente no seguimento de Agroturismo e turismo de negócios no Estado de Rondônia.
Caso você seja abordado por um pesquisador, participe e contribua com o desenvolvimento da nossa região.