É com profundo pesar, que, lamentamos a morte do ex-secretário de segurança pública do estado e ex-deputado, delegado Paulo Moraes. Ele estava internado há cerca de 15 dias na UTI do Hospital Central de Porto Velho, e veio a falecer na manhã desta quarta-feira.
Nascido em 2 de abril de 1957, na cidade de Loanda (PR), Paulo Roberto Oliveira de Moraes, ou Paulo Moraes, como gostava de ser chamado, era casado com Sandra Maria Barreto de Moraes, ex-vereadora em Porto Velho, com quem tem os filhos: Leonardo Barreto de Moraes (deputado Léo Moraes), Paulo Roberto Oliveira de Moraes e Eduardo Barreto de Moraes.
Formado em Direito pela Faculdade de Direito de Cruz Alta (RS) no ano de 1979, foi aprovado no 1º Concurso para o cargo de Delegado de Polícia Civil de Rondônia em 1984.
Além de secretário de Segurança, Defesa e Cidadania, na sua carreira profissional na Polícia Civil, Paulo Moraes exerceu diversos cargos como: delegado titular da Delegacia Especializada de Repressão a Entorpecentes, da Delegacia de Crimes Contra o Patrimônio, da Delegacia Especializada de Homicídios, da Delegacia de Crimes Contra a Economia Popular, da Delegacia Especializada de Menores; e delegado de Polícia de Classe Especial desde 1990, sempre promovido por merecimento.
Também foi diretor Geral da Polícia Civil, quando criou a Delegacia de Defesa da Mulher. Foi diretor do Departamento de Polícia Técnica; professor da Academia de Polícia Civil para treinamento de Médico Legista, e de investigação policial para agentes de Polícia.
A trajetória política de Paulo Mores iniciou na Legislatura 1993/1996 quando foi eleito vereador pelo município de Porto Velho/RO. Foi reeleito ao cargo na Legislatura 1997/2000, e presidente da Câmara Municipal em 1997 e 1998. Ele foi eleito deputado estadual de Rondônia na Legislatura 1999/2002 e também reeleito ao cargo na Legislatura 2003/2006.
Em 2003, recebeu medalha do mérito Forte Príncipe da Beira, e no mesmo ano, foi titulado Cidadão Honorário dos municípios de Porto Velho, Ji-Paraná e Santa Luzia, em reconhecimento ao seu trabalho como secretário da Segurança Pública.
No Dia do Servidor Público, perdemos este servidor exemplar, que deixa um grande legado para o estado através de sua carreira como policial e político.
Neste momento de dor e sofrimento, pedimos a Deus que conforte os familiares, parentes e amigos.
Saulo Moreira e família
Deputado Estadual