Dentro e fora de campo, o Barcelona chega aos 118 anos com sua identidade sob holofotes. A liderança do Campeonato Espanhol não abafa a necessidade de jogar melhor e mais bonito. Para alguns, que graças às redes sociais conseguem fazer o barulho equivalente a um grupo muito maior do que realmente deve ser, vencer não basta. É preciso vencer com o jeito Barça.
Fora dos gramados, a situação política da Catalunha está agitada e ainda terá capítulos importantes no ano que está terminando. O clube se posicionou pró-referendo, repudiou o tratamento das autoridades espanholas e viu o Camp Nou voltar a ser palco de manifestações políticas mais fervorosas.
A importância do papel esportivo e político exercido pelo Barcelona é gigantesca, mas para realmente poder se proclamar mais que um clube, é preciso agir de uma forma que torne a sociedade melhor. Décadas atrás, as contribuições eram mais restritas à Catalunha. Atualmente, como um clube global, o Barça possui ações por todo o mundo através da Fundação Barcelona e da parceria com diversas organizações, como por exemplo a Unicef.
Parte desse papel social será cumprido neste dia 29, aniversário do clube, em um ato que acontecerá pelo sétimo ano e tem sido um sucesso desde o primeiro momento. O Dia do Sócio Solidário acontece sempre no jogo de volta da primeira fase da Copa do Rei em que o Barcelona está presente. Para dezenas de milhares de pessoas, a partida se torna inesquecível.
A escolha faz sentido: contra equipes de divisões inferiores, os jogos dessa fase costumam ser decididos ainda no primeiro jogo. Quando não são, é raro o adversário oferecer muita resistência quando visita o Camp Nou. Os jogadores que pouco atuam normalmente, além de alguns jovens do Barça B, formam o time titular. Por fim, o horário no meio de semana também não costuma favorecer a ida dos torcedores que frequentam o estádio normalmente.
Surge, então, uma oportunidade em que todos ganham para o estádio estar mais cheio, graças à presença de pessoas que não costumam ir aos jogos. No Dia do Sócio Solidário, todos os sócios que possuem o carnê para irem a todas as partidas da temporada doam seus lugares, para que o clube possa oferecer os ingressos de forma gratuita a instituições de caridade.
Crianças, idosos, pessoas com necessidades especiais, mais de 330 mil pessoas nos últimos seis anos tiveram a oportunidade de assistir a um jogo no Camp Nou no Dia do Sócio Solidário. Na edição de 2017, são mais de duas mil entidades que receberão ingressos para levar pessoas que recebem auxílio social através delas.
O incentivo à solidariedade nesta data não termina aí. O clube ainda planeja três outras ações que ocorrerão durante o dia. No Camp Nou haverá um posto para recolher alimentos e itens de necessidade básica que serão encaminhados para o Banco de Alimentos catalão. O momento coincide com a Grande Arrecadação de Alimentos, que ocorre nos dias 1 e 2 de dezembro, quando o Banco faz uma grande campanha para arrecadação de alimentos na região da Catalunha.
Também haverá um posto dedicado a recolher assinaturas para solicitar às Nações Unidas o estabelecimento do Dia Mundial da Acessibilidade, que busca promover a inclusão social de pessoas portadoras de necessidades especiais, além de aumentar a consciência sobre essas necessidades.
Por fim, um grupo de jovens da Associação Catalã de Síndrome de Down entrará com os jogadores no gramado, ato que já aconteceu em anos anteriores. Além da entrada, o grupo também irá se juntar ao time titular na tradicional foto oficial que antecede as partidas.
Atos como esse, de inclusão e solidariedade, são parte dos motivos que nos deixam orgulhosos da estrada que o Barcelona percorreu durante esses 118 anos. Muitos de nós chegamos há pouco tempo. Outros, em diversas partes do mundo, torcem desde quando o clube ainda não era nem centenário. O orgulho dessas cores, entretanto, é o mesmo, seja qual for o torcedor.
Que o aniversário do Barcelona seja um festa dentro de campo. Nas arquibancadas, a comemoração já está garantida.
Fonte: Uol