Na manhã desta sexta-feira (01), a Prefeitura de Ariquemes, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SEMSAU) fez a inauguração da Unidade de Pronto Atendimento 24 horas-UPA.
A UPA-24h é de porte II, com capacidade média de atendimentos de 250 pacientes por dia. A unidade deve funcionar de forma “mediadora” entre as Unidades Básicas de Saúde (UBS) e unidade Hospitalar, com atendimentos que exijam atenção médica intermediária, como problemas de pressão, febre alta, suturas, entre outros. Sua função é ajudar a desafogar o pronto-socorro, ampliar e melhorar o acesso dos pacientes aos serviços de urgência no Sistema Único de Saúde (SUS).
Ao todo foram gastos na obra, mais de 03 milhões de reais. Parte do valor, (02 milhões) foi um investimento do Ministério da Saúde. A contrapartida veio por meio dos cofres públicos municipais e emendas parlamentares. Cerca de 01 milhão e meio de reais foram gastos para a conclusão e aquisição de equipamentos e mobiliário.
De acordo com o Secretario de Saúde, Fabricio Smaha, a inauguração da UPA, além de melhorar o atendimento a população, deve ser marco para o inicio de outra grande obra, a reforma e ampliação do Hospital Regional. “Nós pretendemos ampliar o número de leitos, reformar toda a estrutura da unidade que já é bastante antiga, além de construir um centro de imagens, com mamografia, tomografia, radiografia entre outros. Com o atendimento de urgência e emergência transferido para a UPA, podemos começar estes trabalhos sem que haja desconforto para os pacientes.” Disse Smaha.
Durante a cerimônia de inauguração da unidade, o Chefe do Executivo, Thiago Flores, ressaltou as melhorias na qualidade de atendimento em saúde. “Esse é um marco para a saúde pública de Ariquemes, com estrutura e equipamentos modernos, a UPA vem para melhorar o atendimento aos pacientes, proporcionar agilidade e humanização.” Disse Flores.
Fonte: PMA