No mês de novembro, representantes Agência Nacional de Vigilância em Saúde de Rondônia (Agevisa) conheceram a Estação de Tratamento de Água – ETA Rio Jamari, em Ariquemes. A iniciativa faz parte da agenda de visitas que a Agevisa realiza todos os anos nos municípios, com o intuito de promover e proteger a saúde da população e intervir nos riscos decorrentes da produção e do uso de produtos e serviços.
Durante a visita, estiveram presentes a diretora técnica da Agência Municipal de Regulação, Simone da Costa, a coordenadora do Departamento Vigilância em Saúde, Sônia Carvalho, e nove acadêmicos do curso de Enfermagem da Faculdade de Educação e Meio Ambiente (Faema). O encontro foi acompanhado pelo coordenador de operações da Águas de Ariquemes, Marlon Ferreira, que pontuou as etapas de tratamento que a água recebe, sendo captação, coagulação, floculação, decantação, filtração, desinfecção, fluoretação, reserva e distribuição. Os participantes tiveram a oportunidade de conhecer com clareza como funciona os sistemas de cada processo de tratamento.
“Acreditamos que a união público-privada aos poucos vai melhorar os índices de saneamento em nosso estado e as próprias leis do saneamento impõe isso também. A realidade de Ariquemes hoje é outra, temos mais famílias recebendo água tratada e com a chegada da rede de esgoto logo as fossas sépticas domiciliares terão um fim. É uma cidade com mais saúde e sustentabilidade”, contou o representante da Agevisa, Paulo Moraes.
De acordo com a coordenadora do departamento de Vigilância em Saúde de Ariquemes, Sônia Carvalho, é um novo momento no saneamento básico de Ariquemes. “Temos avançando em diversos serviços básicos, mesmo que de forma discreta. A população tem entendido a importância da água tratada e os benefícios que ela traz para a saúde. O departamento Vigilância em Saúde, em parceria com Águas de Ariquemes, tem trabalho para levar informação e conscientização para cada morador”, ressaltou.
Para mais informações sobre o Programa Portas Abertas e o trabalho desenvolvido pela Águas de Ariquemes, acessewww.aguasdeariquemes.com.br ou ligue 0800 674 6060 para telefones fixos ou 4020 1038 ligações de celular.
Fonte: Assessoria