quinta-feira, 8 maio, 2025
No Result
View All Result
Folha Nobre
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente
Folha Nobre
No Result
View All Result
Folha Nobre
No Result
View All Result

Justiça determina que Banco do Brasil nomeie e dê posse a aprovado em concurso

15/12/2017
in Justiça, Rondônia

Em sentença proferida no dia 12 de dezembro, no processo RTOrd 0000308-46.2017.5.14.0092, a Justiça do Trabalho determinou que o Banco do Brasil nomeie e dê posse, no cargo de escriturário, a um candidato aprovado para o concurso público para formação de cadastro reserva para as agências do banco na região de Ji-Paraná, no ano de 2014.

O reclamado ficou classificado em sétimo lugar naquele certame, e desde então tem buscado sua nomeação, principalmente após o banco ter promovido o seu Programa de Aposentadoria Incentivada (PAI) que permitiu a abertura de inúmeras novas vagas e, com isso, a necessidade de readequação do quadro funcional, principalmente empossando as pessoas que foram aprovadas no concurso público realizado pelo banco.

Em sua decisão, o Juiz do Trabalho Titular Edilson Carlos de Souza Cortez, da 2ª Vara do Trabalho de Ji-Paraná, entende que apesar do edital daquele concurso não ter número de vagas determinado – e, por isso, estar ‘amparado’ por uma suposta ‘legalidade’ em não ter obrigação em contratar nenhum aprovado – não se pode descurar a existência de acordo judicial estabelecido nos autos n. 0000267-83.2015.5.14.0020 (Id 77f35a9) que trata da expressa obrigação de o banco Reclamado em apresentar o número de vagas abertas para o concurso 02/2014, como realçado pelo autor. E tal acordo judicial objetiva preservar o concurso público encetado pelo edital n. 02/2014.

“Ora, a rigor, o banco reclamado estava sob a proteção de uma cláusula potestativa até a realização do acordo judicial nos autos supracitados, a partir do qual abriu mão de tal destino, passando a surgir direito à nomeação dos candidatos aprovados sobre o número de vagas da região em que se inscreveram. Tendo o reclamante logrado êxito no concurso público, dentro do número de vagas, condeno o reclamada na obrigação de fazer consistente em convocar e nomear o reclamante no cargo de escriturário, no prazo de 10 (dez) dias, após notificado, sob pena de multa diária no valor de R$ 1000,00, até o limite de R$ 50.000,00. A referida medida deve ser cumprida independentemente do trânsito em julgado da presente decisão, haja vista a concessão da tutela antecipada”, sentencia o magistrado.

A ação foi conduzida pela advogada Ana Caroline Cocciufo, do Escritório Fonseca & Assis Advogados Associados, que presta assessoria jurídica ao Sindicato dos Bancários e Trabalhadores do Ramo Financeiro de Rondônia (SEEB-RO).

Autor / Fonte: SEEB-RO

 

Compartilhe isso:

  • WhatsApp
  • Imprimir
  • Tweet
  • Telegram
  • Threads
Tags: AprovadosBanco do BrasilConcurso

Podcast

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

No Result
View All Result
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Visite a página Política de Privacidade.