terça-feira, 15 julho, 2025
No Result
View All Result
Folha Nobre
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente
Folha Nobre
No Result
View All Result
Folha Nobre
No Result
View All Result

Curso discute conceitos, efeitos e cenários associados à violência contra a mulher

22/12/2017
in Justiça

Magistrado de RO é um dos formadores

25144514048 7ea84e6018 o

 

Em março deste ano, o Conselho Nacional de Justiça ? CNJ instituiu a Política Judiciária Nacional de Enfrentamento à Violência contra as Mulheres. Seis meses depois, uma ação oriunda dessa política ganhou contornos materiais em Brasília: – o curso Violência doméstica, uma questão de gênero: valores e possibilidades.

Promovido pela Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados ? Enfam, o curso contou como um dos formadores, um magistrado de Rondônia, o coordenador de Mulheres do TJRO, Álvaro Kalix Ferro, conhecido em todo Brasil por sua militância e atuação na área de combate à violência contra a mulher.

25144514478 9b0f6f7cf4 oO curso foi aplicado de 12 a 14 de dezembro de 2017, justamente para dar cumprimento a uma das medidas anunciadas pelo CNJ: ?fomentar a política de capacitação permanente de magistrados e servidores em temas relacionados às questões de gênero e de raça ou etnia por meio das escolas de magistraturas e judiciais?.

Ao todo, 73 magistrados de todo país participaram da iniciativa, que discutiu as causas do desrespeito aos valores que sustentam os direitos da mulher e a aplicação de normas relacionadas à questão da violência de gênero, em especial a Lei Maria da Penha (Lei n. 11.340/2006).

O programa, a rigor, foi além do aspecto normativo e buscou analisar os efeitos da violência doméstica e familiar a partir da percepção de aspectos sensíveis específicos à temática.

?Discutimos tópicos de ordem antropológica, sociológica e psicológica que ultrapassam a visão da magistratura, que tangenciam conceitos capazes de auxiliar o juiz na busca de ações e estratégias para prevenir e reverter essas situações?, explicou Eveline Pinheiro, chefe da Seção de Planejamento e Avaliação Educacional da Enfam.

Embora registre avanços, o trato da questão no País ainda exige dedicação redobrada. Segundo dados divulgados pelo CNJ, tramitam no Judiciário brasileiro quase um milhão de processos relativos a casos de violência doméstica.

 

Ambiente multidisciplinar

25163931908 efb94e35a2 o

No âmbito do curso, essa temática é analisada sob diferentes olhares. Além de juízes que atuam em varas e juizados especializados, foram reunidos, no corpo de formadores, psicólogas e especialistas de referência nacional.

Álvaro Kalix, juntamente com a juíza Madgéli Frantz do Tribunal de Justiça do Rio do Grande Sul, ficou responsável por três módulos. O primeiro deles voltado para as diversas terminologias adotadas para tipificar a violência, sobretudo como é tratada a violência doméstica e familiar nos tribunais. ?Desvelamos todas as formas de violência com todas as suas peculiaridades, o que contribui no desenho de melhores políticas para seu enfrentamento?, destacou o magistrado. Para isso foi proposta uma análise das questões de gênero presentes nas sentenças judiciais. No primeiro módulo também foram tratadas os mitos e estereótipos sobre a violência e a revitimização.

No segundo módulo, o magistrado destrinchou a lei Maria da Penha, abordando seus aspectos criminais e processuais penais. E no terceiro e último módulo ministrado pelo juiz rondoniense o foco no papel do Poder Judiciário no combate à violência doméstica, com especial relevo às boas práticas, tal qual o Projeto Abraço.

Nas dinâmicas, os instrutores dividiram os participantes em duas turmas e trabalharam, em tempos distintos, numa aproximação conceitual do tema, refletindo sobre os principais desdobramentos do conceito de gênero, e na análise dos instrumentos e mecanismos legislativos de enfrentamento à violência doméstica e familiar.

?Gênero não é só uma categoria científica, mas também política, que fala da assimetria e da desigualdade nas relações de poder?, afirmou em sua exposição Maria Luísa Heilborn, que já atuou no Conselho Nacional dos Direitos da Mulher como responsável pela área de violência contra a mulher. ?Se queremos tornar o país mais pacífico, dentro e fora dos lares, precisamos investir tempo na compreensão desse conceito?, complementou a antropóloga, que examinou as contribuições de diferentes teorias e autores ao tema.

 

Assessoria de Comunicação Institucional

Com informações da Enfam

Fonte: www.tjro.jus.br/noticias/item/8815-curso-discute-conceitos-efeitos-e-cenarios-associados-a-violencia-contra-a-mulher

Podcast

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

No Result
View All Result
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Visite a página Política de Privacidade.