Cerimônia de premiação 2016 (Foto: Marcos Negrini)
Mais de 250 empresas concorrem ao Prêmio Melhores Indústrias para Trabalhar em Mato Grosso – 2017. A premiação é uma iniciativa do Sistema Fiemt, em parceria com a TV Centro América, para reconhecer as empresas de micro, pequeno, médio e grande porte com as melhores práticas de gestão de pessoas no Estado.
O número de inscrições superou a primeira edição do prêmio, em 2016, que teve 217 indústrias concorrentes.
?Neste ano, 254 empresas se inscreveram. É algo que esperávamos porque a repercussão foi muito positiva. Conquistar esse reconhecimento é algo relevante para a indústria, pois demonstra que as ações que desenvolvem trazem resultados positivos?, avalia o presidente do Sistema Fiemt, Jandir Milan.
Empresas que priorizam boas práticas de gestão de pessoas contribuem para a melhoria do clima organizacional, satisfação do colaborador, melhora da produtividade e, consequentemente, da competitividade. Um exemplo do que pode ser implantado para melhorar a gestão de pessoas na empresa é uma política de cargos e salários. Quando bem elaborada pela organização, com regras claras e transparentes, ela resulta em motivação e maior engajamento dos colaboradores.
Este é um dos indicadores avaliados para definir as grandes vencedoras em cada categoria, que serão anunciadas em maio de 2018. Outros pontos vistoriados pela pesquisa são a meritocracia, benefícios, saúde e segurança no trabalho, educação profissional, instalações, comunicação e gestão. Além disso, a satisfação e o engajamento dos colaboradores também são mensurados, por meio de uma pesquisa aplicada pelas equipes do Instituto Euvaldo Lodi (IEL-MT).
Uma novidade nessa segunda edição do prêmio é a possibilidade de unidades industriais com CNPJ distintos de um mesmo grupo empresarial participarem isoladamente. Isso permite que a matriz e filiais concorram à premiação. As participantes que passam por todas as etapas recebem um relatório completo com o resultado da pesquisa aplicada aos colaboradores.
?As indústrias conquistam, além do reconhecimento, maior conhecimento do clima organizacional, aumentam a visibilidade dos negócios e ganham vantagens competitivas?, afirma Milan.
Melhores Indústrias para Trabalhar ? 1ª Edição
Em 2016, a CDN Tacógrafos e Rastreamento foi a campeã na categoria microempresa. A Agrícola Lucas (Popcorn Indústria e Comércio de Cereais Ltda) venceu entre as pequenas empresas. Na categoria média empresa, o troféu ficou com a Ball (Rexam S.A.) e a Usina Barralcool S.A. foi a vencedora entre as grandes indústrias.
?Conquistar esse prêmio é um reconhecimento de que estamos trilhando o caminho certo de gestão de pessoas, além de ser uma forma de posicionamento de mercado. Para nós, as pessoas são o que há de mais importante na empresa. Fazer uma gestão voltada à valorização da qualidade de vida e compartilhamento de resultados alavanca o sucesso. Essa iniciativa da TV Centro América e do Sistema Fiemt de valorizar empresas que investem em boas práticas de gestão de pessoas contribui para o nosso aprendizado e estimula o crescimento?, avalia Roberto Santos, gerente de recursos humanos da Usina Barralcool.