sexta-feira, 1 agosto, 2025
No Result
View All Result
Folha Nobre
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente
Folha Nobre
No Result
View All Result
Folha Nobre
No Result
View All Result

Produção de horta em penitenciária é comercializada com indústria de conservas

25/12/2017
in Mato Grosso

 

imagem26-12-2017-02-12-20

A | A

Programas de ressocialização nas unidades prisionais também têm levado uma nova chance a reeducandos em todo o Estado, a exemplo do Projeto Semear, desenvolvido na Penitenciária Dr. Osvaldo Florentino Ferreira, em Sinop. Uma área no lado externo da unidade foi preparada para o cultivo de hortaliças e verduras, como pepino, cuja produção é comercializada para uma indústria de conservas da cidade. Entre agosto e setembro de 2017, a horta produziu mais de 6 mil quilos de pepinos e pela produção os reeducandos recebem 25% do valor que é rateado entre os que participam do projeto.

Para trabalhar na horta, o grupo recebeu capacitação em olericultura básica, que é o plantio e cultivo de hortaliças, com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural.

O trabalho é desenvolvido em uma área de 4,5 mil metros quadrados. Ederson tem 25 anos, dos quais sete foram vividos dentro da penitenciária. Foi a primeira oportunidade de trabalho extramuro e ele vê como uma chance para voltar melhor à sociedade e ter uma vida mais digna. ?Trabalhar é uma chance de contribuir com algo bom e que traz proveito a outras pessoas?. imagem26-12-2017-02-12-21

A produção da horta é comercializada pelo Conselho da Comunidade de Sinop, que é responsável pelo projeto, que tem a parceria de órgãos públicos e a iniciativa privada. A assistência técnica é da Prefeitura de Sinop e o financiamento é da iniciativa privada.

O que é arrecadado com a venda é empregado no custeio com insumos para a horta, como sementes, equipamentos, defensivos agrícolas, além de equipamentos de trabalho para os reeeducandos. Outra parte, 25%, é rateada entre os que participam do projeto.imagem26-12-2017-02-12-29

No mês de novembro não houve produção, pois é a época de replantio do pepino.

O diretor da penitenciária, João Batista Borba, ressalta que a iniciativa tem papel fundamental na ressocialização, pois além de ocupar o tempo ocioso dos recuperandos, contribuirá para a qualificação e humanização, servindo de estímulo à reinserção social.

Presidente do Conselho da Comunidade, o juiz da Vara de Execuções Penais, João Guerra, salientou o projeto como uma chance de auxiliar reeducandos a não voltar mais para uma unidade prisional, além da oportunidade de ocupá-los durante o período de cumprimento da pena em atividades produtivas.

Fonte: www.mt.gov.br/rss/-/asset_publisher/Hf4xlehM0Iwr/content/id/9103030

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela) WhatsApp
  • Clique para imprimir(abre em nova janela) Imprimir
  • Tweet
  • Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela) Telegram
  • Clique para compartilhar no Threads(abre em nova janela) Threads

Podcast

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

No Result
View All Result
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Visite a página Política de Privacidade.