Agência de tendências Box 1824 trouxe na palestra principal pesquisa que investiga a nova maneira do brasileiro ir às compras
O Sebrae em Rondônia realizou nos dias 27 e 28 deste mês, em Porto Velho, a primeira edição do Seminário de Marketing para Pequenos Negócios. Foram dois dias de palestras sobre vendas, atendimento, marketing de guerrilha, logística, planejamento e como ser encontrado na Internet. O objetivo foi transferir aos donos de pequenas empresas de Rondônia as novas práticas deste setor e debater estratégias para sustentar esses negócios em períodos de economia retrativa.
A abertura oficial do evento aconteceu no auditório do Óscar Hotel e contou com a participação de 250 pessoas, entre empresários, funcionários do comércio, da indústria, comunicadores e estudantes. Hélio Dias, presidente da Federação da Agricultura e Pecuária de Rondônia (FAPERON), representou o Conselho Deliberativo Estadual do Sebrae, e Samuel Silva, diretor técnico, representou a diretoria executiva da entidade. Parceira do seminário, a Faculdade São Lucas foi representada por seu diretor, André Mejia.
A palestra de abertura foi proferida pelo publicitário Felipe Pissardo, diretor de planejamento da agência de tendências Box 1824, de São Paulo, que teve como tema as mudanças de comportamento dos consumidores, das diversas classes sociais, na hora de ir às compras. A empresa realizou pesquisa nacional que investigou a fundo o que mudou e o que ainda vai mudar nos vários segmentos.
“O que percebemos de cara é que existe hoje uma verdadeira morte das classes sociais. Não dá mais para o empresário trabalhar o seu marketing centrado num público-alvo específico, quando esse público já não se comporta mais da mesma maneira que antes. Neste exato momento temos homens e mulheres da classe ‘A’ consumindo o que era tido como da classe ‘C’ e membros dessa mesma classe ‘C’ consumindo produtos até então voltados para as classes mais altas”, explica o palestrante.
O publicitário também conversou com o público sobre as maneiras de o pequeno negócio se preparar para essas mudanças. Para ele, a resposta parte de uma investigação da relação entre preço e valor do produto ou serviço oferecido na visão do consumidor. “É a resposta de um milhão de dólares. Mesmo assim, o empresário tem de entender que o valor das coisas está mudando para as pessoas. É preciso descobrir a importância daquilo que vendemos para os clientes e oferecer a ele o que quer consumir de fato”, argumenta Felipe.
Para saber mais sobre marketing e as soluções deste tema ofertadas pelo Sebrae, procure um Ponto de Atendimento, o portal www.ro.sebrae.com.br ou ligue para 0800 570 0800.