Às vésperas do fechamento do garimpo da “Serra do Caldeirão”, em Pontes e Lacerda, um grupo conseguiu literalmente “bamburrar”. Numa das escavações, eles encontraram um filão com mais de 8 quilos do metal.
Um vídeo mostra os garimpeiros lavando o ouro. São necessárias três bandejas para lavar e armazenar as pepitas encontradas.
Somente nesta coleta, os garimpeiros conseguiram cerca de R$ 1 milhão. No garimpo, cada grama de ouro está avaliado em R$ 100, contudo em alguns locais a cotação é maior.
A sorte do grupo ocorreu na iminência da Polícia Federal invadir o garimpo e desocupar o local. Ontem, a PF informou que já definiu a estratégia para cumprir um mandado judicial que determina a retirada dos garimpeiros da nova “Serra Pelada”.
Contudo, a data da desocupação ainda é mantida em sigilo para que as pessoas que ainda permanecem na região sejam pegas de surpresa. De acordo com números extraoficiais, cerca de 500 garimpeiros estão explorando a região.
A “corrida pelo ouro” em Mato Grosso começou há cerca de 30 dias, quando um homem encontrou cerca de 20 quilos de ouro. Rapidamente o boato se espalhou e milhares de pessoas até de outros países se deslocaram a região. A região chegou a abrigar cerca de 7 mil pessoas.
No entanto, há cerca de 10 dias uma decisão judicial determinou a retirada dos garimpeiros do local. Desde então, a maioria dos garimpeiros se retirou voluntariamente da região, enquanto outros permaneceram prometendo até resistência caso as forças policiais invadam o garimpo. Fonte: Folha Max