Mini Presídio de Cacoal, RO (Foto: Rogério Aderbal/G1)
Dos 28 detentos liberados na saída temporária do Natal, sete cortaram as tornozeleiras eletrônicas que usavam para não retornarem nesta sexta-feira (29) ao mini presídio de Cacoal (RO), município a 480 quilômetros de Porto Velho. Os beneficiados saíram da cadeia na manhã do dia 22 de dezembro. Dos presos que se “livraram” da tornozeleiras, seis foram recapturados e um segue foragido.
Todos os detentos beneficiados com a medida eram monitorados por tornozeleira eletrônica. O monitoramento é feito pelo albergue durante 24 horas.
De acordo com o diretor do mini presídio, Fabiano Cardoso, 25 homens e três mulheres foram autorizados para a saída temporária na semana passada. Desses, 21 retornaram para a cadeia por conta própria nesta sexta-feira.
O restante, sete cortaram a tornozeleira eletrônica enquanto estavam fora do presídio. Desse grupo, seis apenados foram capturados e apenas um permanece foragido e poderá ter a pena regredida.
Para conquistarem o benefício, os presos precisam cumprir alguns requisitos imposto pelo juiz.
?Do lado de fora, esses presos precisam respeitar regras, como estar fora de casa apenas das 6 às 19h, não frequentar bares, balneários ou prostíbulos, enfim. Caso sejam pegos cometendo faltas, serão levados imediatamente para o presídio novamente, podendo sofrer regressão de pena?, explica.
O Poder Judiciário garante aos presos do regime semiaberto, com bom comportamento, direito a cinco saídas anuais.