sexta-feira, 4 julho, 2025
No Result
View All Result
Folha Nobre
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente
Folha Nobre
No Result
View All Result
Folha Nobre
No Result
View All Result

Mãe promove vaquinha virtual para ajudar o pequeno vascaíno João, que sofre de leucodistrofia

03/01/2018
in Vasco da Gama

Quando chegou ao mundo, os médicos deram a João apenas dois anos de vida. Hoje o menino tem dez, quase um milagre para quem sofre de leucodistrofia, uma doença neurológica degenerativa. João superou as expectativas médicas e leva uma vida normal – dentro do possível.
Só este ano ele já foi internado duas vezes. A maior preocupação da mãe é com a alimentação do filho, que ela não tem condição de manter.
— No terceiro dia de vida, o João já apresentava crises convulsivas de difícil controle. Às vezes, chegavam a 12 episódios desses. Aí começou minha luta para entender o que estava acontecendo — conta Nínive Oliveira Ferreira, mãe do João.
O diagnóstico final ainda demorou a ser definido. Nínive lembra que pesquisas foram feitas durante anos:
— A leucodistrofia é difícil de detectar. Só depois da primeira ressonância feita, com 1 ano de idade, que começaram as pesquisas voltadas especificamente para a leucodistrofia. E até confirmar que era isso foram quatro anos.
A leucodistrofia é uma doença genética e progressiva que atinge a capa de proteção das células do sistema nervoso central.
— As leucodistrofias se caracterizam por uma deficiência genética de alguma enzima do cérebro da criança. Geralmente afeta mais os meninos — explica o neurologista Maurisio Silveira, coordenador médico da clínica Master Medical Group.
Como todo portador de doença progressiva, João tem sofrido seus efeitos.
— Ele precisa de um alimento especial, e cada lata custa quase R$ 200. Ele toma uma por semana. Não tenho como manter isso — afirma Nínive.
Por causa disso, o menino já perdeu muito peso, já que a alternativa foi continuar a dar a alimentação anterior, que é um pouco mais barata:
— Ele está ficando desnutrido porque esta não é a alimentação adequada para a idade dele. Uma criança com 10 anos pesar 20 quilos não é normal. Morro de medo de ele passar mal novamente e não ter forças para reagir por estar tão fraco.
Numa tentativa de ajudar o filho, Nínive pretende montar um CTI em casa. E busca ajuda para conseguir uma alimentação adequada para o filho.
— João só quer viver. Ele é muito alegre, vive sorrindo. Brinca com o celular, faz piada. Não posso desistir, diante de toda a força que ele teve todos esses anos — diz Nínive.
A mãe montou uma rede para ajudar o filho. Mais informações em www.vakinha.com.br/vaquinha/vamos-ajudar-o-joao-pedro-vascaino
O menino João e a mãe, Nínive Oliveira Ferreira
Fonte: O Globo Online

Fonte: feedproxy.google.com/~r/Netvasco-Noticias/~3/t21dEncevBs/mae-promove-vaquinha-virtual-para-ajudar-o-pequeno-vascaino-joao-que-sofre-de-leucodistrofia

Podcast

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

No Result
View All Result
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Visite a página Política de Privacidade.