O Procon Estadual registrou 2.476 atendimentos em dezembro. Por meio do Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor (Sindec) foram 1.619 registros, enquanto que pelo atendimento online ? www.consumidor.gov.br ? foram 857 reclamações em Mato Grosso.
No Sindec, o campeão de reclamações foi a categoria ?Serviços Essenciais?, com 1.003 registros. Liderando o setor está ?Energia Elétrica?, com 630 atendimentos, seguido por ?Água e Esgoto?, que teve 203 registros. A terceira posição ficou com ?Telefonia Celular?, com 104 reclamações.
O segundo lugar do ranking é ocupado pelo setor ?Assuntos Financeiros? com 256 reclamações, registrando 72 procedimentos para a categoria ?Banco Comercial?, 63 para ?Cartão de Crédito? e 38 para ?Cartão de Loja?.
A área ?Produtos?, está em terceiro lugar do ranking, com 199 atendimentos: 33 para ?Telefone (Convencional, Celular, Interfone, Etc.)? 16 para ?Eletroeletrônico Importado? e 13 para ?Internet?.
Já o setor ?Serviços Privados?, ocupa a quarta posição, com 117 procedimentos, 24 para ?Estabelecimento comercial? (supermercado, loja, padaria, locadora, frutaria, etc.), 17 para a categoria ?Escola? (Pré, 1º, 2º Graus e Superior) e 13 para ?Agências e Operadoras de viagens? (pacotes turísticos).
O setor ?Saúde? ocupa o quinto lugar do ranking, com 23 reclamações, seguido pela área ?Habitação? com 15 reclamações. A última posição ficou com a categoria ?Alimentos? com seis registros apenas.
Integram o banco de dados do Procon estadual os registros efetuados na sede do órgão e nos postos de atendimento do Ganha Tempo da Praça Ipiranga, da Assembleia Legislativa e do Ganha Tempo do Várzea Grande Shopping.
Atendimento online
Por meio da plataforma www.consumidor.gov.br, o Procon registrou 857 reclamações em Mato Grosso. A área ?Telecomunicações? lidera o ranking, com 341 registros; em segundo lugar estão os ?Serviços Financeiros?, com 269 reclamações; e em terceiro, ?Produtos de Telefonia e Informática?, com 116 registros.
Em quarto lugar está a categoria ?Demais Produtos? com 44 registros. ?Produtos Eletrodomésticos e Eletrônicos? ficou na quinta posição do ranking, com 34 reclamações, seguido de ?Transportes? que, com 26 registros, ocupa a sexta posição. No sétimo lugar aparece ?Demais Serviços?, com 19 reclamações, seguido de ?Saúde? com seis registros na oitava posição.
As categorias ?Água, energia e gás?, e ?Turismo/Viagens? ficaram empatadas com um registro cada. O setor ?Habitação?, ?Alimentos?, e ?Educação? não teve reclamações registradas no mês de dezembro na plataforma www.consumidor.gov.br.
Serviço
O Procon-MT atende na sede estadual, na Avenida Historiador Rubens de Mendonça (do CPA), nº 917, Edifício Eldorado Executive Center ? Bairro Araés, de segunda a sexta-feira, das 12h às 18h, para registro de reclamações, audiências, consulta de processos e protocolo de documentos.
No posto do Ganha Tempo da Praça Ipiranga, o atendimento ao público também é de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 18h30, e no Várzea Grande Shopping, das 10h às 19h. No posto da Assembleia Legislativa, o atendimento é de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h. Outras informações podem ser obtidas pelos telefones 151 ou (65) 3613-8500.