O Poupatempo Móvel oferece atendimento à população do Jardim Paraná, na Vila Nova Cachoeirinha, na zona norte da capital, a partir desta terça-feira, 9 de janeiro. A unidade estará na Av. General Penha Brasil 2.508, no estacionamento da Fábrica de Cultura, até o dia 20 de janeiro, sempre de terça a sábado, das 8h30 às 16h30.
Durante o período, os cidadãos poderão solicitar a emissão de documentos como a Carteira de Identidade (RG), Atestado de Antecedentes Criminais (AAC), além de serviços públicos pela internet, como registro de Boletim de Ocorrência Eletrônico, consulta de multas de trânsito e pontuação na Carteira Nacional de Habilitação (CNH), emissão de segunda via de contas, entre outros.
A entrega do RG é realizada em data e local informados no protocolo de atendimento. Para pessoas com RG emitido no Estado de São Paulo e que não tenham pendências com a justiça, o Atestado de Antecedentes Criminais pode ser retirado na hora.
Os atendimentos na unidade móvel do Poupatempo são por ordem de chegada e estão sujeitos a encerramento de senhas, devido à capacidade de atendimento em cada região.
O veículo
Desde a implantação do novo modelo de veículo, em janeiro de 2015, o posto móvel já percorreu mais de 15 mil km.
Com toda a infraestrutura das unidades fixas, o Poupatempo Móvel possui 16 posições para atendimento simultâneo e uma sala de espera para mais 30 pessoas.
A carreta, com 15 metros de comprimento, tem uma área útil de 95 metros quadrados para o atendimento do público. O veículo é equipado com ar-condicionado e porta PNE ? acessível para pessoas com deficiência.
O posto cobre atualmente uma área de mais de 20 milhões de habitantes, na Região Metropolitana de São Paulo, e oferece atendimento sempre de terça a sábado, em horários que podem variar de acordo com o roteiro a ser percorrido. Desde que foi implantada, em 2015, a unidade já realizou mais de 120 mil serviços à população.
Programa Poupatempo
O Poupatempo é um programa do Governo do Estado, executado pela Diretoria de Serviços ao Cidadão da Prodesp ? Tecnologia da Informação, que, desde a inauguração do primeiro posto, em 1997, já prestou mais de 580 milhões de atendimentos. Atualmente conta com 71 unidades fixas, em todas as regiões administrativas do Estado, além de um posto móvel. A média de atendimento no programa é de 180 mil cidadãos por dia.
Em 2017, o Poupatempo foi eleito pelo terceiro ano consecutivo o ?melhor serviço público de São Paulo? pelo Instituto Datafolha. Em pesquisa anual de satisfação, o Poupatempo obteve 99% de aprovação dos usuários. A Prodesp, que administra o Poupatempo desde a sua criação, foi eleita em 2016 a ?melhor indústria digital do Brasil?, no ranking Melhores & Maiores da revista Exame.
Assessoria de ComunicaçãoDiretoria de Serviços ao Cidadão ? [email protected]