O Poupatempo Taubaté completa nesta quinta-feira, 11 de janeiro, 8 anos de funcionamento. Para comemorar a data, o Coral Vozes de Taubaté, do Projeto Orquestra, fará uma apresentação musical entre as 15h e 16h para todos os cidadãos presentes na unidade.
Desde que foi inaugurado, em 2010, o Posto do Governo do Estado já prestou mais de 3,6 milhões de atendimentos – mais de onze vezes o total da população do município, estimada em 308 mil habitantes, de acordo com estimativa do IBGE/2017. Por mês, mais de mil 37 mil serviços são realizados na unidade.
Entre os órgãos mais procurados estão o Detran.SP, com aproximadamente 910 mil documentos emitidos, como licenciamento de veículos e Carteira Nacional de Habilitação (CNH); seguido pelo Instituto de Identificação (IIRGD), para RG e Atestados de Antecedentes Criminais, com 593 mil pedidos; e pelo e-poupatempo, para serviços públicos pela internet, com 335 mil solicitações.
A unidade conta ainda com a Secretaria do Emprego (Sert), Acessa SP, Ministério Público Estadual e um correspondente bancário, para pagamento de taxas.
Agendamento
Os serviços mais solicitados no Poupatempo são realizados mediante agendamento. Para marcar dia e horário para ser atendido é muito fácil e o Poupatempo oferece diferentes canais de informações à população. Confira abaixo:
Portal: www.poupatempo.sp.gov.br;
Aplicativo: SP Serviços, nos sistemas iOS e Android;
Poupinha, o assistente virtual do Poupatempo: o Poupinha está disponível no portal do Poupatempo (no canto inferior direito da tela) e também no Messenger, do Facebook, no seguinte link: www.messenger.com/t/PoupinhaSP.
Além do agendamento, os canais também possibilitam que os usuários tenham informações corretas sobre todos os serviços oferecidos, prazos de entrega, valores de taxas, documentos necessários, endereços e horários de funcionamento dos postos.
Serviço
O Poupatempo Taubaté fica na Avenida Bandeirantes, 808 – Jardim Maria Augusta (Supermercado Shibata) e o horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h e aos sábados, das 9h às 13h.
Programa Poupatempo
O Poupatempo é um programa do Governo do Estado, executado pela Diretoria de Serviços ao Cidadão da Prodesp – Tecnologia da Informação, que, desde a inauguração do primeiro posto, em 1997, já prestou mais de 580 milhões de atendimentos. Atualmente conta com 71 unidades fixas, em todas as regiões administrativas do Estado, além de um posto móvel. A média de atendimento no programa é de 180 mil cidadãos por dia.
Em 2017, o Poupatempo foi eleito pelo terceiro ano consecutivo o ‘melhor serviço público de São Paulo’ pelo Instituto Datafolha. Em pesquisa anual de satisfação, o Poupatempo obteve 99% de aprovação dos usuários. A Prodesp, que administra o Poupatempo desde a sua criação, foi eleita em 2016 a ‘melhor indústria digital do Brasil’, no ranking Melhores & Maiores da revista Exame.
Assessoria de ComunicaçãoDiretoria de Serviços ao Cidadão – [email protected]