quarta-feira, 14 maio, 2025
No Result
View All Result
Folha Nobre
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente
Folha Nobre
No Result
View All Result
Folha Nobre
No Result
View All Result

Estado e Prefeitura discutem ações preventivas em possíveis enchentes do Rio Acre e Madeira « Acre

10/01/2018
in Acre

imagem10-01-2018-23-01-55

Estado e Município definiram ações integradas (Foto: Val Fernandes/Secom)

Em decorrência das últimas chuvas na bacia do Rio Acre,  o manancial apresentou elevações na capital e interior do estado. Na tarde desta quarta-feira, 10, a governadora em exercício Nazareth Araújo e o prefeito de Rio Branco, Marcus Alexandre, se reuniram com os órgãos de defesa e meio ambiente que compõem a Comissão Estadual de Gestão de Riscos Ambientais (CEGdRA), para traçar estratégias de atuação e estudar possíveis cenários de enchentes.

Em Rio Branco, o Rio Acre registrou às 15 horas a marca de 11,60 metros. Devido à cota de alerta ser de 13,50 metros e a de transbordamento 14, a prefeitura decidiu iniciar a construção dos abrigos no Parque de Exposições Marechal Castelo Branco. Desde dezembro, a instituição dispõe de um Plano de Contingência contra Enchentes.

“A gente pensa no que pode acontecer de mais grave e torce, claro, para que não ocorra. Mas havendo a necessidade, nós precisamos dar a resposta e nós estamos preparados para isso. É a preparação que nos dá a tranquilidade das ocorrências que são típicas da nossa região amazônica, de tratá-las com aquilo que é o respeito à população e com a serenidade que a prevenção nos garante e que é adequada para esse tipo de evento”, salientou Nazareth Araújo.

De acordo com o relatório de monitoramento hidrometeorológico da CEGdRA, a previsão para o primeiro trimestre do ano – janeiro, fevereiro e março – é de chuva acima da média em todo o Acre.

O prefeito Marcus Alexandre destacou as medidas preventivas em curso na capital. “Já amanhã, iniciamos o trabalho no Parque de Exposições, pois o rio atingiu uma cota próxima aos 12 metros. Então, todas as medidas que precisam ser tomadas dentro do Plano de Contingência serão tomadas imediatamente. A gente espera que a alagação não aconteça, mas se ocorrer estamos preparados, contando com o apoio do Estado”, frisou.

imagem10-01-2018-23-01-03

Em Rio Branco, o rio Acre segue subindo (Foto: Fagner Delgado/Ascom PMRB)

A situação no interior do estado também está sendo monitorada pelo governo. Em Assis Brasil, o Rio Acre registrou a cota de 5,55 metros, nesta quarta-feira, apresentando vazante de 48 centímetros entre as seis da manhã e três da tarde. Já em Brasileia se manteve estável, registrando a marca de 7,87 metros.

Rio Madeira

O Rio Madeira também apresentou elevação nos últimos dias. Em Porto Velho o manancial registrou a marca de 13, 24 metros – nível abaixo da cota de transbordamento que é de 17 metros.

No trecho do Abunã, divisa entre Acre e Rondônia, o Madeira registrou a cota de 19,90 metros. A situação é monitora pela Defesa Civil Estadual que vai realizar vistoria nesta quinta-feira, 11.

“Monitoramos não apenas o nível do Madeira como também o volume de chuvas na bacia. Nesta quinta-feira, farei uma vistoria in loco para averiguar o nível de subida dessa lamina de água. Vamos entrar em contato com a Usina de Girau e Santo Antônio, bem como com a Agência Nacional de Águas (ANA), para que juntos possamos discutir a situação no Abunã”, explicou o coordenador da Defesa Civil Estadual, coronel Carlos Batista.


thumb_up













Fonte: www.agencia.ac.gov.br/estado-e-prefeitura-discutem-acoes-preventivas-em-possiveis-enchentes-do-rio-acre-e-madeira

Compartilhe isso:

  • WhatsApp
  • Imprimir
  • Tweet
  • Telegram
  • Threads

Podcast

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

No Result
View All Result
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Visite a página Política de Privacidade.