A sessão extraordinária para cassação do mandato de Francesco Vialetto (PT), aconteceu em setembro, mesmo com muito tumulto, faixas e nariz de palhaço. Alguns esvaziaram rapidamente a sessão da câmara, descontente com o resultado, onde oito vereadores foram a favor de Franco e apenas quatro votaram pela cassação de ser mandato de prefeito do município de Cacoal.
Em conversa com a imprensa, após a sessão, o prefeito Franco se disse contente com o resultado e agradeceu aos vereadores que estiveram ao seu lado. “Quero agradecer a todos os vereadores que votaram a favor de mim e de modo particular àqueles vereadores que foram acusados injustamente e foram caluniados e estão aqui conosco de volta a esta câmara, chegou um tempo em que nós não devemos denunciar, devemos trabalhar”, defendeu Francesco Vialetto.
O prefeito acredita na inocência dos vereadores Valdomiro Corá (PV ) e Paty Paulista (PTB. Os dois foram presos em uma das maiores operações da Policia Civil e Ministério Publico, em Cacoal. “Qual o crime do Corá? O que ele fez ? Só acusação de uma vereadora, não tem fato nenhum. Ele ficou dez dias na cadeia sem culpa nenhuma. Ele nunca vai esquecer isso, se o juiz deu a possibilidade pra eles voltarem quer dizer que até agora não encontraram nada. O processo vai pra frente, mas a justiça é quem vai dizer! Não devemos condenar e sim perdoar”, desabafou o prefeito.
Entre as gravações em que Franco aparece com sua ex-chefe de gabinete, ele disse que todas foram consideradas ilegais pelo desembargador e são apenas repetições. Questionado sobre sua vida e carreira política, Franco revelou que tem planos para o futuro. “Eu quero terminar meu mandato em 2016 e depois quero voltar a ser padre. Quero trabalhar para o povo! A minha intenção é terminar meu mandato e continuar a ser só padre. Em uma favela ou em outro canto do mundo, onde Deus me indicar eu vou”, confirmou Francesco Vialetto
Em conversa com vereadores do município, o prefeito relembrou que, por duas vezes, foi eleito o melhor prefeito do país. “A Cada dois anos a ANPV escolhe 100 prefeitos para premiá-los como os melhores do Brasil. Eu já fui escolhido duas vezes e este ano vou ser escolhido pela terceira vez. Isso mostra que fora de Cacoal o pessoal aprecia muito o que estou fazendo. Porque estão vendo na saúde, na infra-estrutura, no esporte, na cultura o que estamos fazendo. Por isso este ano eu fui escolhido para participar deste prêmio da ANPV 2015”, ressaltou o prefeito não cassado de Cacoal.
Texto: Ana Hack / Tribuna Popular – Foto: Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal